Válvulas de bóia

A válvula de bóia é um aparelho simples destinado a interromper a entrada de água num autoclismo ou depósito quando aquela atinge um nível logo abaixo do tubo de descarga superior. A bóia, de cobre, latão ou plástico, é oca e flutua à superfície da água. Está fixa na ponta de um braço ligado na outra extremidade a uma válvula que trabalha no cano de entrada da água. 

A medida que o autoclismo enche e a bóia sobe, a válvula é obrigada a cortar o débito. Se um autoclismo ou depósito transborda sistematicamente, é porque a bóia está estragada e não sobe o suficiente para fechar a válvula ou esta fecha tarde demais e a bóia precisa de afinação. Além disso, a própria válvula pode estar encravada por sujidade ou corrosão ou necessitar de uma anilha. 

Verificação da bóia 

Pode alterar-se o nível da bóia por meio de um parafuso de afinação ou dobrando ligeiramente o braço metálico. Segure firmemente o braço com uma das mãos junto à válvula e dobre-o para baixo. 

Se a bóia estiver submersa mais que um terço do seu diâmetro, provavelmente mete água. Desenrosque-a do braço e sacuda-a para verificar se contém água. Em caso afirmativo, substitua-a por uma nova.

Verificação da válvula 

 

O tipo de válvula mais comummente usada nos depósitos de água e autoclismos consiste num êmbolo munido de uma anilha de borracha e que é empurrado de encontro a sede da válvula pelo braço da bóia. Nas lojas da especialidade encontrará anilhas. Para a sua substituição,comece por fechar a água em geral existe uma torneira de segurança antes da entrada de água para o autoclismo. 

O braço está ligado à válvula por uma cavilha. Retire esta com um alicate e remova o êmbolo se necessário com a ajuda de uma pequena chave de fendas. Se o êmbolo for de latão, limpe-o com uma esponja de arame. Desenrosque as duas partes do êmbolo e substitua a anilha da válvula por uma nova. Alua a água por uns momentos para lavar a caixa da válvula. Torne a montar o êmbolo e unte-o ligeiramente com vaselina antes de o introduzir na caixa.

 


Adicionar Comentário