Tutorial FL Studio – Como instalar VST’s

Ser capaz de expandir a sua biblioteca de sons e efeitos é um aspecto importante de qualquer produtor. Felizmente isso pode ser feito facilmente com plugins VST. Os plugins VST dividem-se em 2 componentes, existem os efeitos e existem os instrumentos. Existem vários VST’s que podem ser encontrados online e de graça por isso torna-se fácil de adicionar novos sons e efeitos à sua biblioteca sem nenhum custo. Há bastantes plugins VST comerciais também e que valem a pena o custo dos mesmos, se tiver possibilidades para isso.

 

Transferência de ficheiros

Antes de instalar um VST, faça download dos seguintes arquivos:

W1 Limiter – George Yohng’s W1 Limiter VST. Este é um efeito que é usado para maximizar o volume do master da sua faixa.

Sonik Synth 2 Free – A versão light do Sonik Synth da IK Multimedia.

Ambos os ficheiros estão em formato .ZIP

 

Configurar o FLStudio

Antes de iniciar a instalação de plugins VST, é preciso saber em que pasta serão instalados e precisamos também de dizer ao FL Studio onde encontrá-los. A pasta mais comum normalmente é: C:Program FilesSteinbergVstPlugins

Se usar sempre esta pasta para instalar os seus VST’s irá ficar bastante mais fácil para si.

Agora vamos dizer ao FL Studio onde instalar os plugins VST abrindo o FL Studio e seleccionando Options > File Settings:

 

Em File Settings, veja a secção chamada “VST plugins extra search folder” e certifique-se que está configurada para a pasta C:Program FilesSteinbergVstPlugins

 

Agora sempre que o FL Studio procurar por novos plugins VST, irá procurar dentro desta pasta.

 

Tipos de Instalações

Os plugins VST são ficheiros que possuem a extensão DLL e geralmente existem 2 formas de instalar um VST. A primeira forma é copiando o ficheiro DLL para dentro da pasta VSTPlugins. A segunda forma é correndo o setup do VST que lhe irá perguntar qual a pasta dos plugins VST e irá copiar automaticamente o DLL por si.

 

Instalação do VST

Vamos começar então por instalar o Sonik Synth 2 abrindo o respectivo ficheiro de instalação “Install Sonik Synth FREE 2.exe“. Avance na instalação até chegar a uma parte em que o setup irá pedir-lhe qual a pasta em que deseja instalar o VST.

 

Como pode ver na imagem acima, a pasta de destino está pré-definida em C:Program FilesSteinbergVstPlugins.

Complete a instalação e a seguir iremos instalar outro VST usando o outro método.

 

Instalação do VST sem setup

Encontre o ficheiro que transferiu chamado W1 Limiter e abra-o. Dentro do ZIP. deverá ver um ficheiro com a extensão DLL. Extraia esse ficheiro para a pasta C:Program FilesSteinbergVstPlugins.

 

FL Studio Scan

Temos agora 2 novos plugins VST instalados. A seguir vamos ter de dizer ao FL Studio para os procurar e os adicionar à lista de plugins reconhecidos no FL Studio.

Para fazer isto vá a Channels >Add One > More… no FL Studio. Deverá ver agora uma lista com variados plugins existentes e FL Studio Generators. Se andar para baixo irá reparar que os novos VST‘s não estão lá! Mas não se preocupe, basta clicar no botão Refresh e seleccione Fast Scan. Poderá ter de aguardar 1 minuto ou 2, mas isto será apenas preciso depois de instalar algum VST novo.

 

Assim que o scan estiver finalizado, poderá andar para baixo na sua lista para verificar os novos plugins VST instalados que estarão destacados a vermelho.

Neste tutorial foi explicado essencialmente como instalar plugins VST e como configurá-los para usar no FL Studio.


7 comentários

  1. Daniel 26 de Abril de 2012
  2. Jonatha Samuel FS 7 de Dezembro de 2012
  3. islanMIX 18 de Abril de 2013
  4. Deejay-Cabelinho Alex Alves 10 de Outubro de 2013
  5. Paulo Victor 5 de Novembro de 2013
  6. Eloisio 15 de Março de 2014
  7. Gabryel Josefim Mello 2 de Janeiro de 2015

Adicionar Comentário