Regras da Sueca

O jogo da Sueca é muito popular no nosso país. É muito vulgar encontrar quatro pessoas sentadas num café, numa mesa de jardim, ou na mesa da sala no final de um jantar, a jogar Sueca.

A Sueca é um tipo de jogo da bisca

Neste caso, é a bisca dos 10, pois cada jogador recebe 10 cartas, sendo o baralho dividido no início do jogo entre os 4 jogadores. A bisca tem as suas origens em Itália e em Espanha. Em ambos os países já existiam jogos idênticos desde há vários séculos, não havendo consenso sobre a certeza da sua origem. Já nesse tempo a bisca era jogada apenas por 40 cartas, e mesmo mais tarde, com a utilização do baralho inglês ou português, de 52 cartas, eram retiradas as cartas 8, 9 e 10 a cada naipe, ficando na mesma com as 40 cartas.

Neste jogo iremos apresentar as regras básicas da Sueca.

Regras da Sueca

No jogo da Sueca há 4 jogadores, que formam duas equipas, dois a dois, e que se sentarão alternadamente, com os parceiros em lados opostos.

regras jogo sueca

O objetivo da Sueca é cada equipa fazer mais pontos que a equipa adversária. O número de vazas não tem importância. Cada carta tem um determinado número de pontos. Assim, o Ás terá 11 pontos, o 7 terá 10 pontos, o Rei terá 4 pontos, o Valete terá 3 pontos e a Dama terá 2 pontos. Todas as restantes cartas não têm valor pontual. No entanto, têm grande importância para a estratégia do jogo.

O baralho na Sueca tem 40 cartas. Assim, o baralho será constituído por 10 cartas de cada naipe: Ás, Rei, Valete, Dama, 7. 6, 5, 4, 3, 2. As cartas 8, 9 e 10 não são usadas neste jogo.

O jogo da sueca inicia-se com a escolha o primeiro jogador a dar as cartas

Este irá baralhá-las, passando-as a seguir ao jogador à esquerda, que irá cortar o baralho. Depois de cortadas, as cartas voltam ao carteador (o jogador que dá as cartas), e distribui 10 cartas por cada um dos jogadores. Dá pela direita se tirar o trunfo de cima do baralho, ou dá pela esquerda se o trunfo for a última carta do baralho. Como todas as cartas são distribuídas pelos jogadores, a carta de trunfo é mostrada aos restantes jogadores e deixada em cima da mesa, à frente do jogador que a possui, durante algum tempo, retirando depois. Depois de dadas as cartas, o jogador à direita do carteador inicia a primeira jogada.

Uma equipa ganha uma vaza quando joga a carta mais alta do naipe inicial dessa jogada. No entanto, se algum jogador deitar uma carta do naipe de trunfo, então ganhará essa vaza quem deitar a carta do naipe de trunfo mais alta. Um dos jogadores da equipa recolhe as 4 cartas da vaza que ganhou. No final do jogo, ganhará aquele que tiver um somatório de pontos maior nas vazas que arrecadou.


One Response

  1. Arnaldo resende 29 de Março de 2013

Adicionar Comentário