Recuperar dados de um disco rígido

A recuperação de dados de um disco rígido consiste, predominantemente, num método ou processo de reaver os dados que foram eliminados acidentalmente ou dados que deixaram de estar disponíveis num disco rígido. Este procedimento já é utilizado à muitos anos e é fornecido por empresas de recuperação de dados, de modo a auxiliar os clientes a recuperar os seus ficheiros perdidos. Por ser um método fiável, recuperar discos rígidos está-se a tornar cada vez mais popular por todo o mundo.

Existem inúmeras razões pelas quais os dados guardados num disco deixam de poder ser acedidos. Entre elas pode estar problemas de software, ataques de vírus, falhas mecânicas ou eléctricas do disco ou mesmo por intervenção humana. No entanto, o verdadeiro perigo para os dados de um disco rígido reside em quem opera e utiliza o disco. Iria ficar surpreendido ao ver quantos utilizadores não se interessam pela recuperação do seu disco. E mesmo aqueles que se interessam, a maioria preferem comprar um disco rígido novo sem tentar recuperar os dados do antigo. Mesmo assim, o maior problema são as pessoas que executam o Fdisk ou outro serviço do disco para tentar recuperar uma falha, sem terem qualquer conhecimento sobre o que fazer para recuperar um disco rígido.

Hard disk-drive search

Na verdade, recuperar dados de ficheiros é bastante complicado e armazena-los também não é completamente seguro. Quem pensa que reaver ou armazenar ficheiros é fácil está enganado, pois muitos dos dados guardados num disco rígido de um computador nem sempre podem ser recuperados, assim como não se pode dizer que os dados armazenados estão 100% em segurança.

Para efectuar uma recuperação de dados bem sucedida, é necessário seguir alguns procedimentos de recuperação. Um dos passos mais importantes é, não reescrever no disco afectado, por exemplo, se você formatou o disco, eliminou ficheiros ou pastas acidentalmente, é importante não criar novas partições, adicionar novos ficheiros etc. Ter o disco limpo e inalterado é um passo determinante para recuperar dados. Mal tome conhecimento de que perdeu ficheiros, o melhor é mesmo não utilizar o disco até você ou um técnico efectuarem a recuperação.

Uma das descobertas com este tipo de recuperação de dados é que, na verdade, o disco rígido normalmente não apaga a partição ou dados. Quando você elimina um ficheiro do sistema operativo, este ficheiro fica rotulado como “eliminado” e pode gravar ficheiros sobre o antigo, ou seja, para o disco rígido o sistema irá rotular os tais ficheiros como eliminados e considera-los como espaço livre em que novos ficheiros podem ser copiados por cima. Daí ser importante, não inserir dados num disco para recuperação, pois quantos mais inserir menos dados pode recuperar do disco.

Sempre que ocorrer problemas em que seja necessário recuperar dados do disco rígido, o procedimento apropriado é assegurar que não guarda mais ficheiros no disco, de modo a que a recuperação de dados seja mais fácil e eficaz.


Adicionar Comentário