Qual o material necessário para Pintura a óleo

A tinta de óleo é normalmente misturada com óleo de linhaça ou terebintina e aplicada com pincéis; no entanto, podem também utilizar-se espátulas ou espremer a tinta directamente do tubo.

Para principiar, necessita de tintas, pincéis, espátulas, uma paleta, recipientes para guardar o óleo de linhaça ou a terebintina e uma placa para pintura a óleo, à venda nas lojas de materiais de desenho. As telas próprias são de preço muito elevado, pelo que, para principiantes, é preferível utilizar uma placa.

Tintas. Há diversas qualidades de tintas já preparadas (vendidas em tubos) e com diversos graus de permanência. Verifique o grau indicado pelo fabricante, pois algumas cores empalidecem à luz. Compre tintas boas, nas cores amarelo-cádmio. azul-cobalto, vermelho-cádmio, branco-titânio e preto.

Para obter uma variada gama de cores e tons, misture as três cores primárias (amarelo, azul e vermelho). Por exemplo, misturando amarelo com vermelho, obterá laranja; juntando azul com vermelho, conseguirá violeta; azul com amarelo dará verde, e verde com vermelho dará castanho. Para misturar as tintas, necessitará de óleo de linhaça ou de terebintina. Compre terebintina em casas da especialidade, pois só estas vendem um produto com a qualidade adequada.

Pincéis. Os pincéis podem ter as cerdas dispostas em «quadrado» ou em «redondo» na base. As cerdas podem ser de pêlo de porco (as mais duras) ou de pêlo de camelo, de esquilo ou de marta (as mais macias). Compre os pincéis da melhor qualidade que puder. De um modo geral, deve usar pincéis de base quadrada para pintar superfícies grandes. Utilize o pêlo para realçar a textura das pinceladas e pincéis redondos mais finos para os pormenores. Pode também aplicar a tinta com uma espátula, um processo que permite obter eleitos diferentes. Use uma espátula para misturar as tintas na paleta.

A tradicional paleta é feita de mogno ou de outra madeira, mas pode utilizar também as de mármore, de plástico ou de papel. Recipientes próprios que se fixam à paleta servem para conter Óleo de linhaça ou terebintina. É essencial um trapo limpo para limpar os pincéis.

Pintar uma paisagem. Em princípio, deve desenhar e pintar a paisagem no local; no entanto, se não for possível, faça um esboço e depois transfira-o para a tela como se indica. Utilize um lápis e uma régua para desenhar uma orelha sobre o desenho. Em seguida, com lápis de carvão, desenhe também uma grelha na tela com as dimensões apropriadas. Deste modo, quando tiver transferido o desenho para a tela, saberá que parle dele ficará em cada quadrado da grelha — v. transferir desenhos. Faça o esboço na tela com o lápis de carvão, transferindo os contornos quadrado por quadrado. Misture as cores para lazer o céu e aplique-as com um pincel largo. Em seguida, pinte o primeiro plano e espere pelo menos um dia para que fique parcialmente seco. Pode continuar a pintar se utilizar um óleo de secagem rápida.

Comece por pintar as zonas mais escuras dos objectos, passando para as mais claras. Aplique na pintura uma camada protectora de verniz passados cerca de seis meses. Envernize a pintura num lugar seco.


Adicionar Comentário