Quais os principais tipos e como tratar e evitar verrugas

As verrugas são pequenas formações sólidas rugosas na superfície ela pele. Existem cinco tipos de verrugas, que geralmente surgem em diferentes partes do corpo. São causadas por vírus e pouco contagiosas; o tratamento per­mite curar a maioria das verrugas.

Verrugas vulgares. São da cor da peit­ou acastanhadas, têm uma superfície áspera e rugosa e atingem as maiores dimensões (entre 3 e 25 mm); podem unir-se formando placas. Estas verrugas podem  aparecer  em qualquer  idade, embora sejam mais vulgares em crian­ças, surgindo principalmente nas mãos. São indolores, a menos que se locali­zem sob uma unha ou numa área sujeita a fricção. Podem desaparecer por si próprias, embora muito raramente pos­sam durar mais de 10 anos.

Verrugas planas. São lisas, da cor da pele ou castanho-claras e de dimensões reduzidas. Geralmente, nascem agrupa­das, com frequência ao longo da linha ele um arranhão. Habitualmente, afec­tam as crianças, localizando-se vulgar­mente no rosto, no pescoço, nos braços e nas pernas. Esias verrugas podem desaparecer espontaneamente

Verrugas plantares. São firmes c redondas, com uma superfície áspera e a base- profundamente implantada nas plantas ou nos dedos tios pés. Podem ser únicas ou múltiplas c são frequente­mente dolorosas. Quando se lhes apara o topo, vêem-se pintas escuras, as quais são vasos sanguíneos que irrigam a ver­ruga, inexistentes nos calos e calosida­des. As verrugas plantares podem desa­parecer espontaneamente no prazo de alguns meses, mas em alguns casos duram anos.

Verrugas filiformes. São estreitas liras de pele (filamentos) com um compri­mento máximo de 3 mm e uma extremi­dade dura. Surgem em geral no rosto, no pescoço, no queixo c nas pálpebras. Desaparecem espontaneamente, mas. em virtude da sua localização, são geral­mente tratadas.

Verrugas anogenitais, ou condilo-mas venéreos. São pequenas forma­ções múltiplas, agrupadas em couve–flor, situadas na vulva, no pénis e à volta do ânus. Crescem com rapidez c são pruriginosas; podem desaparecer espontaneamente, mas reaparecer mais tarde.

As verrugas são provocadas por um vírus que pode penetrar na pele através de uma ferida.

Como tratar. A terapia de sugestão, realizada quer por um leigo, quer por um médico, é indiscutivelmente eficaz. Não é aconselhável para as verrugas lisas, da cor da pele. ou para as faciais, seborreicas ou anogenitais.

Adquira nas farmácias tinturas e pomadas específicas; se utilizar uma pomada, proteja a verruga com um penso; não aplique as tinturas e poma­das sobre pele normal.

Consulte o médico caso a verruga se torne dolorosa, o tratamento não resul­tar ou se se tratar de uma verruga facial ou anogeniial.

Prevenção. Não ande descalço effl locais como ginásios, chuveiros públi­cos, vestiários e piscinas; evite contac­tos íntimos com indivíduos que lenham verrugas contagiosas; não coce as ver­rugas, o que incentiva a propagação à pele irritada.


2 comentários

  1. Rafael Goncalves 26 de Abril de 2012
  2. Rafael Goncalves 26 de Abril de 2012

Adicionar Comentário