A primeira receita de cerveja caseira

Produzir cerveja é algo que qualquer pessoa pode fazer sem grande esforço e em pouco tempo. Assim que uma pessoa descobre que consegue criar uma cerveja caseira bastante saborosa, vai querer produzi-la regularmente e deixa de haver a necessidade de ir compra-la ao supermercado, o que é bom para a carteira. Pode produzir você mesmo todas as cervejas que adora e te-las sempre ao seu dispor no seu próprio lar.

Existem diversas lojas e lojas online onde pode encontrar todos os ingredientes necessários para produzir uma óptima cerveja. Existem vários tipos de extractos de malte, uns líquidos, outros sob a forma de grão pré-moído ou mesmo em grão que terá de ser você a moer. Pode ainda, comprar pacotes já com uma mistura de extractos de malte ou pode criar a sua própria mistura e adiciona-la à cerveja.

Para produzir a sua própria cerveja em casa, apenas necessita de ingredientes, equipamento básico de produção de cerveja e um espaço livre onde possa armazenar isto tudo.

A parte mais complicada de produzir cerveja é escolher o tipo de mistura que irá fazer. Existem diversos tipos de cerveja, como a preta, a clara, a âmbar, etc. Existe também a Inglesa, Alemã, Americana, entre outras. O sabor é o factor determinante para uma boa cerveja.

IMG_4086-1024x764

Esterilize o seu equipamento. Tem de garantir todas as condições de higiene para o equipamento que utiliza na produção da sua cerveja. Lave todo o equipamento com desinfectante e água quente e seque-o bem. Assim garante uma cerveja livre de contaminações.

Quando tiver a água e o extracto de malte numa panela, deixe-a ferver bem. A seguir vai precisar de arrefecer a mistura, para isso coloque a panela com a mistura num alguidar ou outro recipiente cheio de água gelada.  Verifique a temperatura até chegar a baixo dos 38º C. O próximo passo será passar a mistura para um outro recipiente esterilizado com um filtro para não deixar passar os resíduos.

A seguir adicione a levedura. Isto ajudará no sabor da sua cerveja. Existem diversos tipos que pode escolher, pense no que pretende e escolha uma levedura. Deixe fermentar entre 8 a 10 dias. Após a fermentação, deixe a cerveja repousar mais dois dias à temperatura ambiente.

A este ponto estará pronto para engarrafar a sua cerveja. Deite-a para um balde e adicione açúcar. Encha as garrafas, deixando espaço (cerca de dois centímetros do topo) e crave-lhe uma carica. Deixe-as carbonizar durante 10 dias. A sua cerveja está pronta, pode armazena-la no frigorífico e convidar os seus amigos para prova-la


Adicionar Comentário