Porque surgem os cabelos brancos

Quando os primeiros cabelos brancos começam a surgir, a nossa primeira reacção é de puro pânico! Pensamos “porquê eu”, “porquê já, ainda sou tão nova(o)”!

Bem, a resposta a estas questões nem sempre é a que pensamos à partida. Isto é especialmente verdade se passa o tempo a culpar o stress pelos seus fios brancos.

Aqui ficam algumas das razões que podem ter levado ao aparecimento precoce dos seus primeiros cabelos brancos.

 

cabelos-brancos

 

Genética

Se calhar pode ter de agradecer aos seus pais pelos cabelos brancos que começam agora a surgir na sua cabeça.  O seu cabelo, provavelmente, vai começar a ficar branco com a mesma idade que o cabelo dos seus pais ficou. Isto significa que se um dos seus progenitores tiver tido cabelos brancos muito cedo, então é provável que também os venha a ter por volta da mesma idade.

Os genes desempenham um papel importante na regulação do tempo em que os folículos pilosos vão começar a perder o seu pigmento. Esta perda de pigmento é o que torna os cabelos brancos.

Saúde e hábitos

Embora a genética seja uma das grandes responsáveis pelo aparecimento dos brancos, a sua saúde e hábitos diários podem determinar, e até acelerar, a altura e velocidade a que estes começam a surgir.

Fumar, deficiências a nível da ingestão de vitaminas e nutrientes, assim como problemas relacionados com tiróide, podem influenciar a produção (ou falta) de melanina. A melanina é o pigmento responsável pelo fornecimento de cor ao cabelo.

Melanócitos danificados ou mortos

Ok, então a perda de melanina é o catalisador para o processo de envelhecimento, mas como é que isso exatamente funciona?

Os melanócitos são as células responsáveis ​​pela produção do pigmento de melanina. Quando são danificados ou começam a morrer (o que é natural com a idade) o nosso cabelo começa a ficar branco.

E o stress? É o stress o responsável pelos seus cabelos grisalhos? Não necessariamente. Normalmente o stress é culpado de muitas coisas, mas não neste caso.  Por exemplo, em relação à queda de cabelo, o stress pode ser um dos principais responsáveis. No entanto, no que diz respeito ao cabelo grisalho, este stress não tem grande influência.

Como vê, existem diversas razões porque o cabelo fica branco e, na maioria delas, não há muito que possamos fazer, uma vez que foi algo transferido geneticamente. Contudo, pode sim alterar os seus hábitos diários e alimentares para prevenir que os fios brancos surjam tão cedo, embora também não existia uma pesquisa exaustiva e comprovada de que seja por muito tempo.
talvez o melhor mesmo seja aceitar o bonito cabelo grisalho, ou então quem sabe optar pela coloração, tão popular e banal nos dias de hoje.


Adicionar Comentário