Pesticidas – Quais escolher e como utilizá-los sem riscos

Existem produtos químicos para combater quase todas as pragas das plantas, mas não deve usa-los indiscriminadamente, porque se não forem correctamente aplicados podem causar danos nas plantas. Observe regularmente as plantas para verificar se há sinais de pragas e trate-as somente quando vir que estão afectadas, Nunca trate todo o canteiro, mas apenas as plantas infestadas e, quando muito, as que se encontram junto delas. Use então o pesticida seguindo rigorosamente as instruções do fabricante. Ponha as plantas de interior ao ar livre para as tratar.
lenha luvas de borracha e utensílios para usar exclusivamente quando aplicar os químicos — um regador, uma vara, um pulverizador, por exemplo — e lave-os bem depois de os usar.

Leia as instruções cuidadosamente para verificar qual é o ingrediente activo e se há algumas plantas que possam ser afectadas por esse ingrediente. Não faça o tratamento se houver vento. Até mesmo uma brisa ligeira pode transportar o produto para plantas que deles não necessitam ou para o jardim de um vizinho, onde pode causar danos em crianças e animais domésticos ou plantas.

A melhor altura para aplicar um pesticida é de manhã cedo para beneficiar do orvalho que exista sobre a planta. Certifique-se de que o tratamento foi aplicado em toda a planta. Os pulgões e as moscas são as pragas mais vulgares e multiplicam-se rapidamente. Sugam a seiva e levam doenças de uma planta para outra, pelo que deve trata-las rapidamente. Use um preparado que contenha pirimifos-metilo, pois destrói os afídios, mas não as abelhas (v. apicultura), as joaninhas ou outros insectos. É aplicado na forma líquida; os seus efeitos são de curta duração.

Um pesticida com efeitos mais gerais é o píretro, derivado das flores do pire-iio. E inofensivo para os animais de sangue quente e ataca rapidamente os afídios. moscas-brancas, tripés, peque; nas lagartas, pulgões e escaravelhos. Deve ser aplicado frequentemente — e ao fim da tarde porque a luz do dia torna-o ineficaz. A permetrina tem efeitos semelhantes e a sua acção perdura durante três semanas.
A rotenona é outro pesticida de uso geral que mata afídios, lagartas pequei nas, tripes, pulgões e aranhiços-ver-melhos.

As pragas rastejantes podem ser combatidas pulverizando-as com um pesticida à base de lindano, pirimifos-metilo ou dimetoato. Estes pesticidas combatem também as formigas, larvas das borboletas, cochonilhas, escaravelhos, lagartas, bichas-cadelas, enroladores de folhas, colèmbolos, miriápodes, gorgulhos, larvas mineiras das folhas, aranhiços-vermelhos, bem como afídios, e tripés.


Adicionar Comentário