O que é o Telnet?

Apresentação do Telnet

O Telnet é um protocolo que permite emular um terminal à distância, isto significa que permite executar comandos escritos no teclado sobre uma máquina distante. O instrumento Telnet é uma aplicação do protocolo Telnet, o que significa que se trata da tradução das especificações em linguagem informática para criar um programa que permite emular um terminal.

O Telnet funciona num ambiente cliente/servidor, ou seja, a máquina distante é configurada em servidor e por conseguinte espera que uma máquina lhe peça um serviço. Assim, já que a máquina distante envia os dados a afixar, o utilizador tem a impressão de trabalhar directamente sobre a máquina distante. Sob UNIX, o serviço é fornecido por um “daemon”, uma pequena tarefa que funciona em fundo. O daemon Telnet chama-se Telnetd.

 

Protocolo e Aplicação

O Telnet é também um protocolo, ou seja, um conjunto de regras e procedimentos que foram definidos a fim de estandardizar a comunicação sob Telnet. Assim, o Telnet foi aplicado rapidamente (adaptado a partir das especificações do protocolo) sob numerosas plataformas.

 

Execução do Telnet

O Telnet é fornecido em padrão em diversas plataformas, entre as quais UNIX, Windows95, WindowsNT, Linux…
O comando para iniciar uma sessão Telnet é geralmente o seguinte :

telnet nom_du_serveur

nom_du_serveur representa obviamente o nome da máquina distante à qual deseja conectar-se. É também possível dar o seu endereço IP, por exemplo :

telnet 125.64.124.77

Por último, é igualmente possível precisar a porta a utilizar enviando o endereço IP ou o nome do servidor pelo número de porta:

telnet 125.64.124.77 80

Comandos sob Telnet

Uma vez ligado à máquina distante, um nome de utilizador (ligação) e uma senha (senha) ser-lhe-ão pedidos por razões de segurança, para restringir o acesso só às pessoas autorizadas. Com efeito, o Telnet é um protocolo potente dado que permite a execução de comandos à distância. Os comandos que podem ser executados sob uma sessão Telnet são definidos pelo administrador rede. Trata-se geralmente de comandos UNIX já que a maior parte dos servidores Telnet funciona sob UNIX. Os comandos standard são os seguintes:

? -> Ajuda

close -> Termina a sessão Telnet

display -> Mostra no ecrã os parâmetros da conexão (tipo de terminal, porta)

environ -> Permite definir as variáveis de ambiente do sistema de exploração

logout -> Permite desligar-se

mode -> Passa entre os modos de transferência ASCII (transferência de um ficheiro em modo texto) e BINARY (transferência de um ficheiro binário)

open -> Permite lançar outra conexão a partir da conexão corrente

quit -> Sai da aplicação Telnet

set -> Altera os parâmetros IP conexão

unset -> Carrega os parâmetros de conexão por defeito


Adicionar Comentário