Montagem com parafusos; como desapertar parafusos enferrujados

Utilize parafusos e porcas quando pretender dar resistência a qualquer estrutura, especialmente se souber de antemão que terá de a desmontar mais tarde.

Para unir peças metálicas, utilize parafusos com cabeças quadradas ou sextavadas ou cabeças de tremoço com fenda para a chave. Para unir peças de madeira, utilize parafusos de cabeça redonda e arreigada quadrada — ao apertar o parafuso e a porca, a arreigada quadrada introduz-se na madeira e impede que o parafuso rode ao mover a porca. Utilize uma anilha de chapa por baixo da porca quando aplicar um parafuso de arreigada quadrada e debaixo da cabeça e da porca num parafuso normal.

Se pretender unir peças de metal, utilize uma anilha de mola ou dentada para impedir que a porca afrouxe o aperto. Utilize sempre chaves de tamanho adequado para não danificar a cabeça do parafuso ou a porca, o que, posteriormente, dificultara a desmontagem. De preferência, utilize chaves que rodeiem totalmente o parafuso e a porca, como, por exemplo, chaves de cachimbo ou de caixa. Nunca utilize alicates ou chaves Stilson. Segure a cabeça do parafuso com uma chave de bocas ou uma chave de fendas se a cabeça for –

PARAFUSOS COM ROSCA PARA METAL

Utilização do parafuso adequado, Saca-parafusos

Penetra em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio num louro aberto num parafuso partido e desaparafusa-o. Coloque uma anilha de chapa se usar os parafusos em madeira. Em metal, aplique uma anilha de mola ou dentada interior.

Remoção de parafusos difíceis

Se os cantos da porca ou da cabeça do parafuso estiverem tão desgastados que a chave não consiga agarrar, tente com um alicate de grifos. Se não resultar, lime bem dois lados da porca ou da cabeça e utilize uma chave crescente. As porcas e os parafusos enferrujados podem muitas vezes ser desapertados aplicando (Meo penetrante ou um produto anti ferrugem. Aplique de modo que escorra para a rosca e deixe actuar durante pelo menos 10 minutos.

Como último recurso, uma porca muito presa poderá ser desapertada com escopo e martelo. Coloque o escopo em ângulo junto de um canto da porca e, batendo com o martelo no escopo, tente fazê-la desandar em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até se desprender o suficiente para ser removida a mão ou com ajuda de uma chave de porcas ou um alicate de grifos. Se um parafuso introduzido num orifício roscado se partir pela cabeça, utilize um saca-parafusos, à venda nas lojas de ferragens. O saca-parafusos é uma ferramenta especial com rosca esquerda e cabeça poligonal. Com uma broca de cerca de três quartos do diâmetro do parafuso partido, faça um furo neste tão fundo quanto possível — v. berbequim.

Insira a ponta roscada do saca-parafusos no furo e em seguida, aplicando uma chave de bocas à cabeça do saca-parafusos, rode em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Ao rodar, a rosca do saca-parafusos penetra no parafuso e este, por sua vez, roda também em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, sendo desapertado.


Adicionar Comentário