Como Fazer marchetaria

Como utilizar folhas de madeira finas para fazer embutidos

A marchetaria é a arte de fazer desenhos ou quadros embutindo folhas de madeira finas de diversos matizes e texturas, madrepérola, metal, marfim, osso ou tartaruga. Se nunca trabalhou em marchetaria, comece por usar madeira.

Não são muitas as ferramentas necessárias, mas, em contrapartida, é essencial uma mão firme e muita paciência. Use facas de lâminas bem afiadas, utilizando, sempre que necessário, uma pedra de afiar. Em alternativa, adquira um xizato, cujas lâminas estão divididas em secções que se podem cortar quando ficam tombas.

Para o seu primeiro trabalho, faça um quadro com um desenho simples, sem muitos detalhes, e que não exija cortes complicados ou de grande rigor. Utilize um desenho seu ou escolha um num estabelecimento que venda material para marchetaria. Como modelo de desenho, escolha um objecto de madeira, ou que possa ser feito de madeira, para ter uma referência quanto às cores e matizes. Escolha a lamina de folheado-base sobre a qual irá fazer o embutido com as dimensões finais do quadro e os folheados matizados que vai recortar. Limite-se, para começar, a quatro ou cinco matizes.

Se o desenho estiver à escala pretendida, transfira-o para o folheado-base com papel químico. Caso contrário, desenhe-o primeiro em papel milimétrico ou quadriculado, divida o folheado-base numa quadrícula e passe o desenho do papel para o folheado, quadrado por quadrado, com as medidas finais. Deixe à volta da área desenhada uma margem para aparar.

Como fazer embutidos

As ferramentas necessárias para a marchetaria são: um esquadro universal, uma faca tipo Stanley, um xizato de lâmina fina com lâminas sobresselentes, um serrote de cabelo com lâminas sobresselentes, um rolo de papel autocolante, fita adesiva, um bloco de lixar, um rolo e cola PVA para madeira.


Adicionar Comentário