Ideias de álbuns decorados

Álbuns decorados são sempre mais apelativos que os comuns, podendo ser utilizados até como uma bonita prenda.

Os álbuns podem ser decorados das mais variadas formas e feitios. Basta que tenha alguma criatividade ou uma boa fonte de inspiração.

Muitas são as ideias de álbuns decorados que pode encontrar na internet.

Seguem-se algumas sugestões!

Decorar um álbum

albuns-decoradosA montagem com fotos, por exemplo, não é uma prática recente, ao contrário do que os novos adeptos do scrapbooking acreditam. Os dadaístas, por exemplo, já faziam colagens com fotos há muito tempo. Porém, os amantes dos álbuns decorados não seguem a linha dos vanguardistas.

Os dadaístas, por acaso, costumavam fazer criações estranhas que chegavam mesmo a causar desconforto, para poderem depois contestar uma série de pressupostos na arte do seu tempo.

Pois os decoradores com ideias de álbuns decorados pretendem exatamente contrário: criar bonitos objetos, que também são belos de se admirar. Qualquer álbum de fotos é como que um pedaço da vida das pessoas fotografadas, sendo por isso natural que elas tenham carinho pelos seus álbuns.

O scrapbooking é uma prática que permite a concretização de relações paradigmáticas ligadas às memórias. Para esclarecer isso, basta um simples exemplo: se uma página do álbum é sobre uma viagem a um parque aquático, não seria harmonioso nem faria sentido decorá-la com elementos ligados a igrejas.

Planeamento

Para ter um álbum de fotos que possa mostrar a todos os seus amigos e familiares, precisa de boas ideias de álbuns decorados para que fiquem de acordo com o conteúdo que vai conter. Escolha as fotos que serão coladas nas páginas e planeie, sensivelmente, quantas é que vão caber numa folha, se vai preencher frente e verso, se todas seguirão um modelo ou se irá haver algumas diferenciadas. Quer isto dizer que deverá planear todo o design do seu álbum fotográfico.

Por exemplo, escolha um papel decorativo para colocar como fundo das páginas do álbum. Vai ser necessário comprar algumas folhas decoradas, com fundos diferentes ou mesmo estampados, para ficarem atrás das fotos. À sua escolha também fica se quer diferenciar todas as páginas ou se quer que fiquem todas iguais.

A parte mais importante, e que é a porta de entrada do seu álbum de fotos, é obviamente a capa, que deverá ser bem elaborada. Escolha um tecido que cubra toda a extensão, não apenas a frente como o verso também, para evitar eventuais remendos.

Outra ideia é optar pela colocação de uma ou duas fotos na capa. Escolha fotos que caracterizem o álbum inteiro, ou imprima desenhos para serem colados no tecido.

Pode ainda usar uma fita de cetim nas bordas. Só tem de colar a fita nas bordas, utilizando cola quente.

Aproveite as ideias para álbuns decorados. Escolha um título pequeno e depois é só fazer o molde das letras em mdf, recortá-las e colá-las com cola quente.


Adicionar Comentário