Fichas Como montar e substituir fichas eléctricas

Na maioria dos novos aparelhos eléctricos, torna-se necessário proceder à ligação de uma ficha adequada à potência do aparelho. Este valor, expresso em watts, é geralmente indicado no próprio aparelho ou na embalagem. Utilize fichas de 3 A para aparelhos de potência inferior a 700 W e de 15 A para potências superiores.

Se montar uma ficha nova num cabo velho, verifique cuidadosamente as ligações dos diversos condutores aos terminais, pois os revestimentos podem ter cores diferentes das que actualmente se utilizam.

As cores do revestimento isolador dos condutores dos cabos de fabrico mais recente são castanho ou preto para a ligação à corrente, azul para o neutro e verde-amarelo para a terra.

Para retirar a ficha antiga, desaparafuse e tire o parafuso grande que fixa a tampa da caixa da ficha. Desaperte os parafusos dos terminais sem os tirar e solte os fios (numa ficha sem parafusos, abra os grampos para soltar os fios). Desaparafuse todos os parafusos ou braçadeiras de fixação do cabo e retire-o da ficha. Pode ser necessário desnudar as extremidades dos condutores se o fio estiver queimado ou tiver pontas partidas. E também necessário desnudar as pontas dos condutores de um cabo novo.

As fichas novas são geralmente acompanhadas de um diagrama que indica o comprimento da ponta a desnudar. Assente o cabo numa superfície dura e com uma faca afiada faça um corte de cerca de 5 cm no revestimento exterior no sentido do comprimento. Dobre o revestimento para trás e corte, tendo o cuidado de não ferir o revestimento isolador dos fios condutores.

Utilize um alicate especial de desnudar fios para retirar cerca de 1,5 cm de revestimento isolador da ponta dos condutores ou o comprimento indicado nas instruções. Regule cuidadosamente o alicate para não cortar os finos fios de cobre do condutor. Role entre os dedos as pontas dos fios condutores, de forma a ficar com um feixe compacto.

Se a tampa da ficha tem um orifício ou uma manga na base, enfie o cabo por aí. Fixe o cabo com os grampos ou braçadeiras próprias ou aparafuse o parafuso que aperta o grampo. Este tem de prender o revestimento exterior do cabo, e não apenas o dos condutores.

Se se tratar de ficha com fusível do tipo cartucho, retire cuidadosamente o fusível, se estiver por cima de um dos terminais. Faça as ligações da forma indicada na gravura.

Coloque novamente o fusível no lugar. Coloque a tampa da caixa da ficha e aperte o parafuso de fixação. Nas fichas sem parafuso, a tampa é fixada dando um quarto de volta ao fecho; em alguns modelos o fecho é accionado automaticamente quando se insere a tampa.


Adicionar Comentário