Ferrugem Como evitá-la e eliminá-la

O ferro e o aço enferrujam quando são expostos à humidade e o metal sofre uma corrosão gradual. A ferrugem forma-se devido a uma reacção química entre o metal, o oxigénio do ar e a água, que se tornou ligeiramente ácida devido à sujidade e à poeira. O ferro e o aço não enferrujam se forem protegidos dos efeitos combinados do ar e da água, pelo que a maioria das medidas preventivas consiste em dar essa protecção ao metal.

Como evitar a ferrugem

Pinte o mais depressa possível as superfícies de ferro ou aço que precisem de uma nova pintura. Comece por limpar a gordura com álcool puro c deixe secar o metal. Depois, dê uma demão de subcapa para metal e uma de tinta de esmalte — v. tintas, tipos de. A tinta protege o metal do contacto com o ar e a água.

Retoque todos os riscos na pintura antes de o metal enferrujar

Proteja as superfícies metálicas que não podem ser pintadas — por exemplo, as de ferramentas manuais – com uma camada fina de óleo ou lubrificante; renove-a regularmente.

Coloque cristais de sílica-gel nos armários metálicos pequenos (não surtem grande efeito nos espaços grandes) para os proteger da humidade. Os cristais absorvem a humidade do ar, mas de vez em quando têm de ser secos no forno para se manterem eficazes.

Hoje em dia, muitas ferramentas e aparelhos são feitos de materiais que não enferrujam — por exemplo, ácido inoxidável ou uma liga de alumínio — ou protegidos por cromagem ou outros revestimentos que evitam a formação de ferrugem.

Como eliminar a ferrugem

Elimine a ferrugem assim que se formar, por muito pouca que seja. Uma camada fina de ferrugem pode por vezes ser eliminada esfregando a superfície do objecto metálico com uma lixa fina.

No caso de uma quantidade de ferrugem maior, passe uma escova de arame (manual ou adaptada a um berbequim eléctrico) pela superfície enferrujada para retirar todas as crostas soltas. Proteja os olhos com óculos especiais durante o trabalho.

Depois de ter retirado as crostas de ferrugem, aplique em toda a superfície um líquido neutralizador da ferrugem, que transforma quaisquer resíduos de ferrugem numa camada negra inerte que pode receber uma demão de subcapa e um acabamento com tinta de esmalte.

Pode também utilizar tinta de galvanização a frio ou uma tinta de zinco. Estes produtos não só neutralizam os resíduos da ferrugem e recobrem a superfície metálica com uma demão de subcapa prateada, como também evitam a formação de mais ferrugem. Depois de seca, esta primeira demão pode receber uma tinta de esmalte para exteriores.

Uma outra alternativa consiste em usar uma tinta de esmalte anti-ferrugem. Retire toda a ferrugem solta e em seguida aplique directamente a tinta de esmalte sobre a superfície metálica. Não precisa de aplicar qualquer primário ou subcapa. Tem de trabalhar bastante depressa, pois esta tinta seca mais rapidamente do que uma tinta normal, principalmente quando está calor.

Quando quiser eliminar a ferrugem de superfícies metálicas pintadas, terá de começar por retirar toda a tinta até deixar o metal a descoberto — v. tinta, remoção de. Se deixar ferrugem escondida por debaixo da tinta, a ferrugem alastra rapidamente e a tinta estala.

Nos locais em que a ferrugem manchou uma superfície, como, por exemplo, o estuque de um tecto, em consequência de uma infiltração, pinte a superfície manchada com uma subcapa impermeável à base de alumínio. Este produto isola a mancha, impedindo que esta fique em contacto com uma nova pintura ou um papel de parede.

Reparação de zonas corroídas e orifícios

Quando a ferrugem já corroeu o metal, comece por retirar toda a ferrugem solta e as crostas de ferrugem. Preencha a concavidade com uma massa especial para o efeito à base de resina epoxídica — v. betume. A massa evita a formação de ferrugem, pelo que não precisa de aplicar uma demão de subcapa.

Tape um orifício pequeno com tela de fibra de vidro ou, se o orifício for maior, pode usar rede de liga de zinco distendida, cole a rede ou a tela com uma pequena quantidade da massa atrás mencionada e depois preencha a cavidade com a massa aplicada sobre a rede.

Ao aplicar a camada de massa, esta deve ficar ligeiramente mais alta do que a superfície metálica com que confina. Depois de a massa ter endurecido, lixe-a com papel de lixa humedecido antes de limpar e pintar a superfície.


Adicionar Comentário