Escolha do material e colocação

As passadeiras vendem-se com várias larguras e destinam-se, geralmente, a serem colocadas ao longo do centro de corredores ou escadas, deixando a madeira (ou corticite) exposta de um e outro lado. As escadas podem também ser totalmente alcatifadas, mas trata-se de um trabalho mais difícil, pelo que deve ser entregue a um profissional.

As passadeiras estão sujeitas a intenso desgaste; por este motivo, escolha uma passadeira de boa qualidade. Evite passadeiras de corda, feltro e sisal porque, embora resistentes, não oferecem aderência suficiente e podem ser escorregadias.

Medição e cálculo

Meça da frente para o fundo o piso (parte horizontal) de um degrau e multiplique pelo número de degraus. Numa escada curva ou em espiral, tire a medida maior. Se as escadas dobrarem uma esquina num meio patamar, meça esse comprimento e acrescente ao total; faça o mesmo com o patamar de cima. Seguidamente, meça a altura do espe-
Como começar a fazer a curva. Ao chegar ao primeiro degrau da curva, leve a passadeira até ao cimo do espelho desse degrau e lixe-a com tachas. Dobre a passadeira para trás na parte interna da curva ale ao piso mais abaixo. Prenda com tachas.

Acrescente este total ao já obtido para achar o comprimento necessário para atapetar a escada. Como é aconselhável deslocar a passadeira periodicamente para que o desgaste seja uniforme, conte ainda com mais um degrau para permitir essa deslocação da passadeira.

Para além da passadeira e do revestimento de base, precisará também de fixadores metálicos para escadas — barras em cantoneira com bicos salientes que prendem o avesso da passadeira. O comprimento dos fixadores deve ser igual â largura da passadeira e será preciso um fixador para cada piso de degrau.

Preparação das escadas

Se tiver retirado uma passadeira velha, verifique as ESCADAS. Arranque pregos, tachas, fixadores e limpe restos de cola se existirem. Esfregue as escadas muito bem.

Coloque o revestimento de base no piso do primeiro degrau a contar do patamar superior, com uma borda contra o espelho e a outra pendente sobre a frente do piso. Coloque um fixador no ângulo entre o piso e o espelho t pregue-o a este. Para evitar atingir os bicos do fixador, utilize um martelo pequeno para espetar parcialmente os pregos e depois acabe de pregar servindo-se de um punção — v. pregar. Aplique o revestimento de base e os fixadores em iodos os degraus, excepto no do fundo; não pregue um fixador onde o espelho do degrau do fundo encontra o soalho.

Colocação da passadeira

Para que a passadeira lenha maior duração, deve Como começar numa escada direita. Coloque a passadeira do avesso sobre o piso do degrau do lundo. Encoste a extremidade ao espelho do segundo degrau e prenda com um fixador. Deixe a passadeira descer pelo espelho do degrau; em baixo, pregue uma régua de madeira através da passadeira, Dobre para cima, prenda a passadeira ao lixador e continue para os outros degraus.


Adicionar Comentário