Ergonomia e a prevenção das doenças laborais dos operadores de empilhadores.

Os empilhadores são uma ferramenta importante e imprescindível no mundo em que vivemos, este tipo de equipamentos permitem actualmente movimentar e armazenar todo o tipo de mercadorias e bens de consumo consumidos actualmente e todo o mundo, no entanto continua a ser um equipamento desconhecido da maioria das pessoas.

O primeiro empilhador com sistema de elevação hidráulico, foi fabricado pela Clark em 1922, desde então este tipo de equipamento não parou de evoluir, existindo actualmente uma grande variedade de marcas e modelos.

Os principais fabricantes de empilhadores estão constantemente a inovar estes equipamentos de forma a cumprir com as normas de segurança e protecção do meio ambiente, um dos exemplos é o fabricante Sueco Atlet, que ao longo dos anos não tem parado de inovar em matéria de ergonomia e segurança, de forma minimizar os acidentes e doenças laborais causadas pela quantidade de horas que os operadores passam neste tipo de equipamentos.

Num estudo realizado em 1993 pelo TKF “ Swedish Transport Research Institute” e o fabricante de empilhadores Atlet verificaram que a media de movimentos num turno o operador de um retráctil pode fazer mais de 10,000 movimentos de girar a cabeça e mais de 20,000 movimentos com os braços isto para não falar dos movimentos com as pernas, pés  etc.

Dai a importância que a Atlet e cada vez mais, outros fabricantes de empilhadores dão ao factor ergonómico das máquinas, de forma a prevenir fadiga, stress e doenças laborais nos condutores de empilhadores.


Adicionar Comentário