Elevadores, que fazer se ficar fechado num elevador

Quando um elevador se avaria, o maior perigo advém da possibilidade de os seus ocupantes entrarem em pânico. Como os elevadores modernos são muito seguros, mantenha a calma e assegure aos demais ocupantes que o elevador não vai mergulhar de forma incontrolada pela caixa abaixo. Isto acontece em virtude de os elevadores possuírem travões automáticos, normalmente colocados sob o elevador e presos às calhas de aço que existem ao correr da parede de cada lado da caixa do elevador. Os travões funcionam mesmo que haja um corte na corrente eléctrica.

Para pedir socorro, carregue no botão de alarme ou utilize o telefone. Se não houver sistema de alarme, bata com força nas portas do elevador com a mão ou um objecto pesado e grite. Quando conseguir contactar alguém do lado de fora, peça que chame um técnico ou que telefone para os bombeiros, pois se não for possível localizar um técnico de elevadores, os salvamentos nestes podem ser efectuados pelos bombeiros.

Não tente sair de um elevador encravado sem a ajuda de um técnico que se encontre do lado de fora. Mesmo que tenha meio de abrir a porta de dentro do elevador, é pouco provável que consiga abrir a porta exterior e atingir o patamar. E ao tentar trepar para fora, poderia facilmente escorregar no lubrificante acumulado na superfície exterior do elevador.

Não tente sair através de qualquer alçapão existente no tecto do elevador. Quando se abre um alçapão, o elevador fica imobilizado através de um contacto eléctrico. Contudo, se um alçapão se fechar acidentalmente, o elevador pode começar a mover-se de repente, desequilibrando-o. Às escuras podia ainda tropeçar nos cabos do elevador ou escorregar e despenhar-se no poço.

Na maior parte dos casos, os pedidos de socorro são rapidamente atendidos. Contudo, num fim-de-semana ou durante a noite pode não haver ninguém perto para responder ao seu pedido. Nesse caso, mantenha a calma e espere, mesmo que a ajuda leve muitas horas a chegar. Tente chamar a atenção de alguém assim que notar movimento no edifício.

Entretanto, não fume, pois isso só servirá para aumentar o consumo de oxigénio. Se alguém tiver dificuldade em respirar, desaperte-lhe a roupa à volta do pescoço, faça-o pôr as mãos em concha à volta da boca e diga-lhe que inspire e expire através delas. O que mais o incomodará será o calor, a fome e a sede, mas aguentará até à chegada de socorros.

elevador


One Response

  1. Webster Campos Fiho 7 de Novembro de 2010

Adicionar Comentário