Dicas para fazer um Workshop

Um workshop é um tipo diferenciado de seminário, onde um grupo determinado de pessoas se reúne para discutir e aprender sobre o assunto em pauta. Eles são bem semelhantes  às palestras, mas a principal intenção de se montar um workshop é a troca de ideias, o que não acontece no primeiro tipo de encontro.

Fazer um workshop é bem simples, mas é preciso alguns cuidados para não sair do foco. Veja dicas de como montar um evento desse tipo e ser um sucesso.

Escolhendo Corretamente o Lugar

O lugar onde vai acontecer o seu workshop deve ser muito bem pensado, pois precisa ter relação direta com o tema do encontro. O conforto dos participantes também é um ponto a se contar no planejamento, pois se você apresenta um workshop onde as pessoas tenham algum incômodo com certeza o resultado seja prejudicado.

Determinando o público alvo

Você de fato precisa ter um público alvo para trabalhar melhor não somente o tema do seu workshop, como a publicidade. Claro que não é regra que ele seja um evento exclusivo para determinada área, você pode oferecer um encontro público, mas ter uma noção maior sobre que grupo de pessoas será mais frequente no dia.

Programando o Evento

O seu workshop pode ter a duração que você achar ideal, mas saber dividir o evento em blocos diferentes torna-o muito mais atrativo. Imagine uma palestra de 3 horas como se tornaria cansativa para quem está assistindo, mesmo que seja de seu bom gosto.

A absorção do que é composto o workshop é muito mais atrativa e maior se você planejar intervalos, blocos, diferentes tipos de abordagem ao mesmo tempo e outras ideias que podem ocorrer para a ocasião. Para um workshop de 3 horas, como foi citado mais acima, blocos de 20 minutos é extremamente atrativo para quem participa.

Escolha bem os palestrantes

A escolha certa dos palestrantes de seu workshop é importante por diversos motivos. Você precisa contratar pessoas que tenham domínio total sobre o assunto discutido, pois caso tenha algum ponto que não entrou em pauta, mas que se tornou válido discutir, ou alguma dúvida de um participante, saber como resolvê-la é essencial.

O palestrante também precisa conseguir dominar o público corretamente, pois ninguém quer participar de um evento chato e que não chame a atenção. Quanto mais complexo e cansativo forem os temas, mais motivador o professor precisa ser. A abordagem do assunto de forma que envolva todos os participantes é importante.

Ofereça Possibilidades

Quando você projeta um workshop, tem em mente o público alvo, como foi dito mais acima. Mesmo sabendo que as pessoas que participarão do evento estão interessadas no assunto, oferte diversas opções de aprendizagem para os convidados. Deixe o participante a vontade para decidir se quer ter o workshop em palestras, discussões em pequenos grupos, musicais, artes, ou o que for possível abordar o tema.

 

Lembre-se que você fará um evento para pessoas com diferentes graus de aprendizagem. Para deixar o workshop ainda mais fluido, use uma linguagem mais fácil e mais abrangente!


Adicionar Comentário