Dicas para a limpeza de primavera

A primavera está quase a chegar e como sabemos esta é uma época associada à renovação.

Talvez por isso, este é também um período em que muitas pessoas aproveitam para fazer uma limpeza profunda nas suas casas, a chamada limpeza de primavera.

Para quem gosta de cuidar da casa, esta é a ocasião perfeita para renovar o ambiente, deixando-o mais colorido e alegre.

Por isso, para o ajudar a manter a sua casa bonita e arrumada para a chegada da Primavera, aqui ficam algumas dicas.

limpezaO primeiro passo para uma limpeza de primavera eficaz e rápida é motivar-se. A motivação é o segredo para conseguir fazer tudo de forma eficaz e sem perder tempo. Experimente oferecer-se a si mesmo uma recompensa depois do objetivo ser atingido ou motive a família para também ajudar, tornando todo o processo mais divertido.

Certifique-se que coloca proteção como luvas, para que os produtos químicos e agressivos que irá utilizar nas limpezas não causam danos na sua pele. Se sofre com alergias ao pó, então talvez uma proteção para as vias respiratórias seja uma boa opção.

Aqui ficam algumas dicas de limpeza:

  • Lembre-se que o pó e a sujidade também obedecem á lei da gravidade e que, por isso, deve começar a limpar de cima para baixo.
  • Aconselhamos que, em primeiro lugar, comece pela roupa de cama. O que pensa fazer com as mantas e cobertores que usa para se aquecer nos dias mais frios? Não precisa de as lavar todos os anos, a menos que estejam realmente sujas e com manchas. Na maioria dos casos basta dar-lhes uma boa aspiradela (de ambos os lados) para eliminar o pó que se acumulou na sua superfície e fibras. Se precisar de as lavar, o ideal é que seja a seco, mas também o pode fazê-lo em casa com recurso a um detergente neutro.
  • Vire os colchões ao contrário e aspire de ambos os lados. Uma boa aspiradela para eliminar pó e ácaros é também fundamental.
  • Não se esqueça de limpar bem as paredes. Se estas estiverem pintadas com uma tinta lavável, use um pano húmido com um pouco de detergente neutro para remover sujidades mais difíceis.
  • De seguida, lembre-se de limpar todas as zonas da casa de difícil acesso e a que, frequentemente, não costuma dar a devida atenção. É o caso dos espaços por debaixo do mobiliário mais pesado, atrás de eletrodomésticos ou os candeeiros.
  • Não se esqueça também de fazer uma limpeza mais profunda dos tapetes e carpetes (caso os possua). Com a primavera chega também a época das poeiras e alergias, sendo por isso fundamental manter os seus tapetes e carpetes bem limpos. Sacuda o tapete na janela (caso o tamanho lhe permita) e tenha o cuidado de o aspirar cuidadosamente, mas profundamente. Aproveite também esta grande limpeza de primavera para limpar os seus tapetes e carpetes através de uma limpeza profissional.

Adicionar Comentário