Curiosidades sobre o corpo humano

O nosso corpo é bem mais complexo do que pensamos e muitas vezes até nos pode surpreender.

Se gostava de conhecer algumas curiosidades sobre o corpo humano, então continue a ler este artigo.

corpo-humano

 

  • Para quem não sabe, o nariz pode “lembrar-se” de 50 mil perfumes. De certeza que todos nos lembramos do perfume da pessoa que gostamos ou de um horrível cheiro que nos fez ficar mal dispostos. Dentro do nosso nariz existem pequenos fios cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microorganismos do ar ficam presos nesse muco e, com o movimento dos cílios, são varridos para fora do corpo ou para a garganta. O espirro vem limpar automaticamente as vias nasais, do mesmo modo que a tosse limpa os pulmões. Existem pequenas células recetoras do olfato localizadas na parte superior da cavidade nasal com nervos olfatórios que se estendem diretamente até ao interior do cérebro.
  • O menor osso do corpo humano. Com apenas 0,25cm, o estribo fica no ouvido médio. Uma vez rompido, a sua reconstituição  não é possível, pois cria-se um tipo de calosidade que vai dificultar a nossa audição. Assim, caso se perda o estribo, é feita uma delicada operação cirúrgica para se recolocar o estribo no local ou mesmo colocar um artificial à base de policarbonato, pois este é um elemento neutro para o organismo.
  • O homem pisca cerca de 6,2 milhões de vezes por dia, ou seja, menos 50% que a mulher. E isto é necessário para que se espalhem lágrimas pelos olhos, que devem sempre estar húmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos, como a poeira. Um adulto, por dia, produz entre um a dois litros de lágrimas.
  • Já nos perguntámos qual o limite de comida que o nosso estômago suporta. Como órgão elástico que é, quando está vazio tem um volume de 50 mililitros. Porém, ele poderá aumentar até 80 vezes caso uma pessoa coma sem parar, o que equivale a três ou quatro litros de comida. Assim, se insistir em continuar a comer, a reação natural é o vomitar.
  • Para quem não sabe, os ossos da coxa humana são mais fortes que o cimento. Mas no que toca a comparações, ainda mais engraçado é o facto de que os seres humanos têm tanto cabelo como os chimpanzés.
  • A energia usada pelo cérebro é suficiente para iluminar uma lâmpada de 25 watts. Como verdadeira máquina que é o cérebro, um impulso neurológico viaja do e para o cérebro a uma velocidade de 273,5 quilómetros por hora.
  • O coração produz pressão suficiente para lançar sangue a uma distância de nove metros. Por fim, para quem não sabe, nós ganhamos um novo revestimento estomacal a cada três ou quatro dias, evitando que os ácidos afetem o nosso corpo.

Já ficou, assim, a conhecer algumas interessantes curiosidades sobre o corpo humano.


Adicionar Comentário