Como utilizar plantas para decorar espaços reduzidos

Em salas e entradas onde o espaço no chão seja reduzido, pendure plantas nas janelas ou nos cantos soalheiros. Para diminuir o vão de uma janela grande, por exemplo, suspenda em grupo alguns recipientes a diferentes níveis. Utilize taças ou vasos de argila, plástico ou cerâmica ou cestos de vime.

Como plantar num cesto de arame

Forre o cesto com Forre o cesto com musgo e uma tolha de plástico por dentro. Fure o plástico para permitir a drenagem da água e apare as bordas Coloque um pouco mais de musgo e encha com composto arame. Encontra este tipo de recipientes em lojas de plantas ou centros de jardinagem.

Suspenda os cestos de camarões fixos no tecto ou suportes em forma de esquadro nas paredes por meio de correntes, arame ou corda. Assegure-se de que os suportes estão bem fixos. Os suportes de mackamé, para um ou mais recipientes, são também uma forma de decoração atractiva. Verifique se tem acesso fácil ao recipiente para poder regar as plantas. Alguns suportes estão dotados de um sistema de roldanas que facilita a rega. Não exponha as plantas a correntes de ar, nem coloque os suportes em zonas muito sombrias.

Verifique frequentemente a terra, pois ela seca mais rapidamente do que nos vasos tradicionais, e regue e alimente quando necessário — v. plantas dl interior. Rode as plantas de duas em duas ou de três em três semanas para que apanhem de todos os lados a mesma quantidade de luz.

Plantas próprias para suspender

Em locais bem iluminados, pendure gerânios de folhas pequenas, petúnias, marantas, fúcsias ou begónias. Em lugares sombrios, plante avenca, espargo, fetos (v. fetos), hera, tradescâncias ou zebrina.

Quando preparar um cesto para suspender, verifique se depois de pronto não ficou muito pesado. Misture de forma harmoniosa plantas de folha miúda, como o espargo ou a avenca, com plantas de folha larga e densa, como a hera e o cisso, plantas rastejantes com plantas trepadeiras.

Tente variar a folhagem fazendo contrastar plantas de folhas sóbrias, como o fico, com plantas vistosas, como o Codicieiim (flor-de-papagaio).


Adicionar Comentário