Como usar e reparar a Maquina de Costura

  • on 18 de abril de 2011
  • Likes!

Uma máquina de costura utiliza duas linhas para fazer uma costura. Uma, a que ficará sobre a camada superior do tecido, desenrola-se de um carro de linha e atravessa o tecido levado pela agulha. Na parte de baixo forma uma laçada na qual fica presa a segunda linha, que se desenrola da bobina, ou canela, e corre por baixo da camada inferior de tecido.
A tensão dada às linhas pelo conjunto tensor leva a que a laçada se situe entre-as camadas de tecido assim, as costuras superior e inferior são idênticas.
Escolha a linha, da agulha e do calcador. Escolha a linha e a agulha consoante o tecido. Utilize uma linha de algodão ou seda para fibras naturais, tais como algodão e linho use linhas de seda ou sintéticas em tecidos de lã e linhas sintéticas para fibras sintéticas.
A linha de algodão existe em diversas espessuras  quanto mais elevado for o número, mais fina será a linha 60-100 utiliza-se para os algodões leves, 50-60 para os médios, 30-40 para os tecidos pesados, tais coe a lançadeira na posição devida e puxe a ponta da linha para a superfície de trabalho da máquina.
A sequência para enfiar a linha é geralmente a mesma. Puxe a linha do carrinho, passe em mo bombazina e tecido turco, e 20 para lonas.
Utilize agulhas de bico normal nos tecidos finos, de ponta arredondada nos tecidos de malha e de bico facetado em vinilo ou cabedal. Para cada tipo existem vários tamanhos quanto mais elevado for o número, mais pequena e mais fina será a agulha.
O pé calcador, ou patinha, deve adaptar-se ao tipo de costura que pretende fazer. O pé que equipa todas as máquinas de costura destina-se ao ponto a direito alguns permitem também fazer ponto de ziguezague. Como acessórios, existem diversos pés para fechos de correr, casear, pregar botões, bordar, bainhas estreitas e pontos.
Como enfiar e regular. Encha a bobina com linha (actualmente, muitas máquinas têm uma bobinadora automática que pára o movimento da agulha enquanto se enrola a bobina). Enfie a bobina na lançadeira com a ponta da linha saindo no sentido dos ponteiros do relógio, quando se segura a lançadeira com a bobina para cima. Coloque de volta do conjunto tensor, através da alavanca de freio, e finalmente faça-a descer para a agulha entre estes pontos, existem guias da linha que ajudam a controlar o correr da linha.

MÁQUINA DE COSTURA

1. Segure levemente a ponla da linha sui)erior. Rode o 0 i volante paia que a agulha desça através da chapa da agulha.

2. Continue rodando o volante até a agulha atingir a sua posição mais elevada. A linha superior Irará consigo uma laçada da linha da bobina.

3. Largue a linha superior. Puxe a laçada da linha da bobina até a ponta subir através da chapa da agulha.

4. Puxe as pontas das linhas para trás e para o lado. Estas pontas deverão de ter pelo menos 10 cm de comprimento.

Levante a agulha rodando o volante, ou roda de mão. Certifique-se de que enfia a agulha no sentido indicado no manual das instruções. Laça subir a linha da bobina .

Se a sua máquina é eléctrica, ligue-a à corrente. Regule-a para o tipo de ponto que deseja fazer, escolhendo também o comprimento do ponto normalmente, quanto mais fino é o tecido, mais curto

deve ser o ponto. Os livros de instruções das máquinas têm em geral, uma tabela que indica a regulação para os diversos tecidos.

Seleccione também a largura do ponto: numa costura a direito, a largura será zero números mais elevados dão pontos mais largos. Algumas máquinas regulam o comprimento e a largura automaticamente quando se selecciona 0 tipo de ponto.

Regule a tensão da linha e experimente num retalho do tecido que vai coser. Se o elo de ligação do ponto ficar na camada superior do tecido, diminua a tensão da linha da agulha, guardando o selector para um número mais baixo;

se o elo de ligação aparecer na camada inferior do tecido, aumente a tensão da linha, rodando o selector para um número mais elevado.

O selector altera a tensão da linha superior; para regular a tensão da linha da bobina, existe um parafuso na caixa da bobina; no entanto, raramente é necessário proceder a esta regulação.

Coser. Levante o pé calcador, a alavanca de freio e a agulha coloque o tecido sob o pé calcador, com a beira da costura para a direita e o volume maior do tecido para a esquerda. Rode o volante para inserir a ponta da agulha no tecido no local exacto. Carregue no pedal para a máquina começar a funcionar.

A maior parle das máquinas eléctricas possui um botão que permite inverter o sentido cm que se cose. Utiliza-se para rematar no início e no final de uma série de pontos. Quando começar uma costura, introduza a agulha um pouco para dentro do início da costura e cosa cm sentido inverso até â beira do tecido antes de regular novamente o botão para a costura em frente.

No final da costura, dê também alguns pontos atrás. Levante o pé calcador e a agulha e puxe o trabalho para irás para ficar com uma ponta de linha Comprida. Passe a linha superior para o lado de baixo e corte ambas as linhas. Se a sua máquina não possui mecanismo de inversão do ponto, passe para o lado de baixo e ate as duas pontas antes de as cortar.

Ao coser, não empurre mas sim puxe o tecido: limite-se a evitar que oscile para a esquerda ou para a direita.

Nos cantos, pare com a agulha enfiada no tecido, mas no seu percurso ascendente. Levante o pé calcador e vire o tecido para a posição requerida. Baixe o pé calcador e comece a coser de novo. Para coser em curva, avance lentamente, voltando o tecido gradualmente. Se a curva for muito acentuada ou a beira começar a enrugar, pare com a agulha enfiada no tecido, levante o pé calcador, endireite o tecido, baixe o pé calcador e continue a coser: por vezes, poderá ter de repetir este processo para que a curva fique perfeita.

Manutenção. Depois de utilizar a máquina, limpe-a e lubrifique-a com um pincel fino e óleo de máquina. Periodicamente, mande fazer uma revisão.

Quando a máquina estiver fora do estojo, mas não em utilização, proteja-a do pó e desligue-a.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Outros

Comentários

  • A MINHA MAQUINA DE COSTURA ESTA SEMPRE A PARTIR A LINHA SUPERIOR

    Maria Jose Palhoça 29 de julho de 2012 18:40 Responder
    • Preciso de ajuda : a minha máquina singer antiga parte a linha superior

      Gorete Gonçalves. 30 de janeiro de 2017 17:18 Responder
  • MINHA AMQUINA NAO DA A LAÇADA NA BOBINA MAGICA ,AGULHA FAZ TODO PROCESSO MAIS NAO PEGA A LINHA P TRAZER P CIMA OQ FAZER ,

    Reginaceliamingoranse Mingoranse 11 de março de 2014 20:45 Responder
  • Minha maquina de costura esteve parada bastante tempo. E ao colocá-la em funcionamento. Não cose somente engasga o fio de cima que passa todo para baixo junto a bobine do outro fio.

    Arlindo Pinto 29 de maio de 2014 13:11 Responder
  • UM TECNICO RESOLVE O PROBLEMA, A MAQUINA DEVE SER LIMPA E OLEADA,

    Dolores Soares 29 de maio de 2014 13:36 Responder
  • maquina nao puxa a linha da bobina

    Jeanete Ione Santos 24 de janeiro de 2015 14:49 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *