Como usar e conservar máquinas de cozinha

Entre os muitos aparelhos modernamente concebidos para poupar tempo de trabalho na cozinha, as máquinas de cozinha com acessórios para funções específicas, como picar, desfiar, cortar em fatias, amassar e liquidificar, são sem dúvida as mais versáteis. No entanto, pode adquirir máquinas autónomas para desempenharem só esses trabalhos, dependendo a opção da sua conveniência pessoal.

É importante ter em conta que estas máquinas trabalham muito depressa. Para picar alimentos ou fazer puré, ligue a máquina em impulsos rápidos e descontínuos, pois as frutas e os vegetais desfazem-se facilmente. Para evitar liquefazer a carne, coloque-apreviamente no frigorífico até que fique bastante fria.

Pode preparar todos os ingredientes de uma receita complicada começando pelos mais sólidos e acrescentando depois os mais moles. Para fazer pastéis, por exemplo, prepare manteiga, margarina ou qualquer outra gordura com os ingredientes secos; em seguida, deite o líquido e ponha a máquina a funcionar até obter uma bola de massa.

Para fazer sopas e puré, adicione 1,5 dl de líquido aos ingredientes sólidos cozidos ou não — se for este o caso, não introduza ingredientes duros — e ligue a máquina 15 a 20 segundos de cada vez.

Limpe e seque todas as partes da máquina depois de a usar, seguindo as instruções do fabricante.

ATENÇÃO. Mantenha as mãos afastadas das laminas durante a utilização da máquina. Empurre os alimentos em pedaços pelo tubo próprio e espere que o motor pare antes de abrir a máquina. Ao retirar os alimentos, segure a lâmina com uma colher de pau ou retire-a ames de inclinar o recipiente.


Adicionar Comentário