Como trabalhar com Máquina de costura

Como fazer subir a linha da bobina

Segure levemente a ponta da linha superior. Rode o volante para que a agulha desça através da chapa da agulha. Continue rodando o volante até a agulha atingir a sua posição mais elevada. A linha superior trará consigo uma laçada da linha da bobina. Largue a linha superior. Puxe a laçada da linha da bobina até a ponta subir através da chapa da agulha. Puxe as pontas das linhas para trás e para o lado. Estas pontas deverão ter pelo menos 10 cm de comprimento.

Levante a agulha rodando o volante, ou roda de mão. Certifique-se de que enfia a agulha no sentido indicado no manual das instruções. Faça subir a linha da bobina (v. gravuras).

Se a sua máquina é eléctrica, ligue-a à corrente. Regule-a para o tipo de ponto que deseja fazer, escolhendo também o comprimento do ponto; normalmente, quanto mais fino é o tecido, mais curto deve ser o ponto. Os livros de instruções das máquinas têm. cm geral, uma tabela que indica a regulação para os diversos tecidos.

Seleccione também a largura do ponto: numa costura a direito, a largura será zero; números mais elevados dão pontos mais largos. Algumas máquinas regulam o comprimento e a largura automaticamente quando se selecciona o tipo de ponto.

Regule a tensão da linha e experimente num retalho do tecido que vai coser. Se o elo de ligação do ponto ficar na camada superior do tecido, diminua a tensão da linha da agulha, guardando o selector para um número mais baixo.

Se o elo de ligação aparecer na camada inferior do tecido, aumente a tensão da linha, rodando o selector para um número mais elevado.

O selector altera a tensão da linha superior; para regular a tensão da linha da bobina, existe um parafuso na caixa da bobina; no entanto, raramente é necessário proceder a esta regulação.

Coser na Máquina de costura

Levante o pé calcador, a alavanca de freio e a agulha; coloque o tecido sob o pé calcador, com a beira da costura para a direita e o volume maior do tecido para a esquerda. Rode o volante para inserir a ponta da agulha no tecido no local exacto. Carregue no pedal para a máquina começar a funcionar.

A maior parle das máquinas eléctricas possui um botão que permite inverter o sentido cm que se cose. Utiliza-se para rematar no início e no final de uma série de pontos. Quando começar uma costura, introduza a agulha um pouco para dentro do início da costura e cosa cm sentido inverso até a beira do tecido antes de regular novamente o botão para a costura em frente.

No final da costura, dê também alguns pontos atrás. Levante o pé calcador e a agulha e puxe o trabalho para irás para ficar com uma ponta de linha Comprida. Passe a linha superior para o lado de baixo e corte ambas as linhas. Se a sua máquina não possui mecanismo de inversão do ponto, passe para o lado de baixo e ate as duas pontas antes de as cortar.

Ao coser, não empurre oti puxe o tecido: limite-se a evitar que oscile para a esquerda ou para a direita.

Nos cantos, pare com a agulha enfiada no tecido, mas no seu percurso ascendente. Levante o pé calcador e vire o tecido para a posição requerida. Baixe o pé calcador e comece a coser de novo. Para coser em curva, avance lentamente, voltando o tecido gradualmente. Se a curva for muito acentuada ou a beira começar a enrugar, pare com a agulha enfiada no tecido, levante o pé calcador, endireite o tecido, baixe o pé calcador e continue a coser: por vezes, poderá ter de repetir este processo para que a curva fique perfeita.

Manutenção Máquina de costura

Depois de utilizar a máquina, limpe-a e lubrifique-a com um pincel fino e óleo de máquina. Periodicamente, mande fazer uma revisão.

Quando a máquina estiver fora do estojo, mas não em utilização, proteja-a do pó e desligue-a.


One Response

  1. Janaina Lopes 16 de Agosto de 2013

Adicionar Comentário