Como tornar a casa segura para um bebé ou criança pequena

Diariamente acontecem diversos acidentes, por vezes graves, com bebés e crianças pequenas. Temos sempre tendência para considerarmos a nossa casa extremamente segura e à prova de qualquer tipo de acidente, mas a verdade é que grande partes desses acidentes acontecem no interior das nossas próprias habitações.

Para um bebé ou uma criança pequena uma casa contém enormes riscos e perigos, ainda que para nós adultos não sejam à primeira vista tão perceptíveis. Torna-se por isso essencial tomar algumas precauções, pois tudo à sua volta pode ser um potencial perigo.

Mas não se preocupe, porque vamos enumerar uma lista de alguns dos pontos mais importantes a que deve prestar atenção para garantir que o seu bebé está em segurança.

Segurança em casa

Em casa existem diversos elementos que podem ser especialmente perigosos ( principalmente no quarto dos pais, na cozinha, casa de banho e sala) como aparelhos eletrónicos, medicamentos, pequenos objetos etc.

  • Mantenha produtos de beleza, como cosméticos e perfumes, bem arrumados e num local onde o bebé ou criança não consigam ter acesso.
  • Deve fazer o mesmo com quaisquer medicamentos que mantenha no interior da casa, pois estes podem ser fatais (ainda que com doses mínimas) para um bebé.
  • Evite deixar pequenos objetos como moedas ou jóias em cima de mesas baixas, da cama ou de outros locais acessíveis aos mais pequenos. Estes pequenos objetos podem sufocar o bebé quando engolidos ou a criança pode tentar introduzi-los no nariz.
  • Desligue aparelhos electrónicos das tomadas sempre que estes não estiverem em uso, mas lembre-se que tem de colocar proteções adequadas nas mesmas.
  • Certifique-se que não guarda objetos perigosos ou pequenos em gavetas a que o bebé consiga ter fácil acesso e possa abrir.
  • Evite colocar objetos e elementos decorativos pela casa que se possam partir facilmente, como jarras, molduras de vidro ou vasos com plantas. Podem cair, partir-se e magoar seriamente o seu bebé.
  • Evite deixar fios pendurados (como cabos de TV, do computador ou de candeeiros) pela casa, pois a criança pode puxá-las para brincar.
  • Se possível opte por não utilizar tapetes no chão, pois estes podem dar azo a escorregadelas e acidentes desnecessários.
  • Ao cozinhar mantenha sempre as panelas tapadas e as suas pegas viradas para dentro, pois o bebé pode tentar agarra-las e dar-se algum acidente. A criança nunca deverá ter acesso direto ao fogão, nem lhe deverá ser permito brincar com os seus mecanismos e botões.
  • Mantenha todos os talheres e objetos cortantes bem arrumados e num local a que o bebé ou a criança pequena não consigam ter acesso.
  • Igualmente arrume detergentes e outros produtos químicos longe do seu alcance. Se algo for derramado no chão, deve ser limpo imediatamente, uma vez que os bebés passam grande parte do seu tempo no chão.
  • Na casa de banho mantenha sempre a tampa da sanita para baixo.
  • Nunca tenha baldes ou alguidares cheios de água pela casa. Infelizmente a morte por afogamento em crianças pode acontecer e é muito silenciosa. Mesmo uma pequena quantidade de água pode ser extremamente perigosa e fatal para um bebé.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *