Como tirar boas fotografias

Vivemos na era das máquinas digitais, que fazem quase tudo automaticamente e são capazes de tirar belas fotos praticamente sozinhas. Contudo, apesar dos avanços das tecnologias, quem está por detrás da máquina também tem influência na qualidade da fotografia.

Por isso, embora a qualidade da máquina seja importante, dominar algumas técnicas, conhecer dicas para evitar erros comuns e conseguir melhores resultados é o que é realmente fundamental.

Confira as dicas abaixo e saiba como tirar boas fotografias:

  • Em primeiro lugar, é fundamental que se informe das especificidades e capacidades do seu equipamento fotográfico. Leia o manual, pois vai dar bons resultados saber para que funciona cada botão. Se possível pesquise também na internet por informações acerca do mesmo modelo de máquina. Certamente irá encontrar comunidades e guias que o podem ajudar a tirar o melhor partido da sua máquina fotográfica, através de relatos e experiências de outras pessoas que também a usam.
  • Treine o seu olhar para captar momentos únicos e perfeitos. Desta forma vai conseguir compor imagens criativas e da forma como planeou inicialmente. Procure por inspiração em revistas, blogs de fotografia ou pessoais e comece a treinar e a experimentar com os diversos ângulos e iluminação.
  • Tenha muita paciência. Tirar a fotografia perfeita requer que algumas condições sejam satisfeitas. Por exemplo, vai precisar esperar pela luz mais adequada, pelas condições atmosféricas propícias, pela colaboração do que está a fotografar, entre outros fatores.
  • A composição de uma fotografia é algo muito pessoal e irá depender de pessoa para pessoa. Contudo, existem algumas regras que podem auxiliá-lo a tirar uma boa fotografia. Pode utilizar, por exemplo, a regra dos terços. Trace linhas imaginárias no visor da câmera fotográfica (2 linhas verticais e 2 linhas horizontais), de forma a que o visor fique dividido em 9 rectângulos iguais (como na foto). Nas intercessões das linhas, estão os chamados “pontos de ouro”, que são o melhor local para você posicionar o que pretende destacar na fotografia. Por exemplo, se pretende fotografar uma pessoa ou animal, geralmente a parte que chama mais atenção do observador são os olhos, logo a melhor opção é tentar deixá-los sempre o mais próximo possível de um dos quatro pontos de intercessão.
  • Segure bem a máquina. Aguarde pelo menos 2 segundos após o disparo. Algumas máquinas são mais lentas e depois lá vem a foto desfocada por causa do movimento da mão.
  • Aprenda a editar as fotografias. Geralmente as fotos perfeitas e absolutamente fantásticas que vê por aí têm por detrás delas longas horas de edição. Recomendamos o uso de programas como o Photoshop, o PhotoScape, Picasa, entre outros.
  • Cuide bem do equipamento fotográfico. As máquinas digitais ainda são bastante frágeis. Tenha também cuidado com os cartões de memória. Siga corretamente os manuais de uso. Uma dica básica: nunca tire o cartão da câmera sem antes desligá-la.

One Response

  1. Glauciene Santos Monteiro Amaral 7 de Dezembro de 2012

Adicionar Comentário