Como superar o medo de viajar de avião

Hoje em dia, as viagens de avião tornaram-se mais frequentes e necessárias, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Para além de encurtar distâncias, o avião é também um dos transportes mais seguros, como diversos estudos têm vindo a demonstrar.

Contudo, algumas pessoas sofrem com medo de viajar de avião. Apenas a ideia de precisarem de fazer uma viagem, ainda que curta, neste meio de transporte resulta num aumento imediato dos seus níveis de ansiedade.

Quando este medo começa a impedir a pessoa de viajar, então torna-se num problema mais grave, sendo necessário encontrar formas de o minimizar.

Siga algumas das dicas que enumeramos, de seguida, para evitar este medo e tornar a sua viagem de avião mais agradável.

 

avião

 

Identificar a origem do medo

Comece por identificar a origem do medo. Tem medo de alturas? Sente-se claustrofóbico dentro do avião? O seu receio tem origem no facto de não estar diretamente a controlar o avião? Ter conhecimento de onde origina o medo pode ajudar (e muito) a pelo menos controlá-lo ou minimizar as suas consequências negativas e limitações que dele advêm.

Fale com o seu médico

Informe o médico dos seus medos em relação a viajar de avião. Para além de o aconselhar, também poderá receitar-lhe alguns medicamentos que o vão ajudar a controlar a sua ansiedade, antes e durante o voo. Em casos mais extremos, o médico pode também aconselhar diversas terapias, individuais ou de grupo.

Calmantes naturais

Se vai viajar de avião, aconselhamos que não tome nenhum estimulante poucas horas antes do voo. Bebidas como refrigerantes e café estão absolutamente proibidas, pois vão deixá-lo mais elétrico. Alimentos ricos em açúcar também não são uma boa opção.

Em alternativa, opte por bebidas de ervas, como um delicioso chá calmante de camomila ou cidreira, por exemplo, que vão ajudar a diminuir a ansiedade, sem que fique sonolento.

Distrações

É importante que ocupe a sua mente durante a viagem. Por isso, leve consigo algo com que se possa distrair, como um bom livro ou uma revista com artigos interessantes e do seu gosto. Em alternativa à leitura pode ouvir música ou jogar um jogo, o importante é que leve algo consigo que aprecie e que ajude a passar o tempo. O seu cérebro terá a atenção voltada para uma atividade e assim o tempo passará mais rápido.

Enfrente o medo

Tente enfrentar o medo aos poucos, de forma gradual. Por exemplo, comece por fazer viagens de avião mais curtas, de modo a ir-se habituando. Conforme se sentir mais confiante, passe para as viagens de avião mais longas e demoradas. Esta exposição suave, mas contínua permite fortalecer a perceção do controle e vitória sobre si mesmo.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros · Viagem e Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *