Como substituir ou limpar o filtro de ar do automóvel

Os filtros de ar, quando sujos, podem provocar um aumento do consumo de gasolina do automóvel. Verifique o filtro depois de ter feito 10000 km ou de seis em seis meses.

Há três tipos principais de filtro de ar, em função do elemento filtrante que utilizam: filtro de papel, descartável, filtro de rede de arame fina e filtro de espuma plástica (raro hoje em dia).

Filtros descartáveis

Desaperte os parafusos de fixação e levante a tampa. O filtro de papel, que tem a forma de anel e é constituído por um papel fibroso tratado com resina e dobrado em sanfona – o elemento filtrante —, estará mais sujo no ponto em frente da tomada de ar. Se o resto do filtro estiver limpo, rode-o de modo que a parte mais suja fique no ponto diametralmente oposto. Se todo o elemento filtrante estiver sujo. deite-o fora, limpe a caixa do filtro com um trapo embebido em parafina ou álcool puro e coloque um novo elemento filtrante de papel.

Filtros de rede

O elemento filtrante é constituído por uma rede de arame muito fina impregnada de óleo que retém as partículas de poeira. Para limpar o filtro,mergulhe-o completamente num recipiente com petróleo. Em seguida, mergulhe o filtro em óleo limpo para lubrificação do motor e escorra bem antes de colocar no lugar.

Filtros de espuma

Lave os elementos filtrantes de espuma plástica em água quente com detergente líquido. Depois de lavar o filtro, passe por água fria, esprema e deixe secar antes de o colocar novamente.


Adicionar Comentário