Como regular a intensidade da luz num interruptor

Um regulador de intensidade tia luz permite fazer variar a quantidade da luz emitida por uma lâmpada, desde o seu máximo de luminosidade até uma simples luz de presença. Na maioria dos casos, este tipo de interruptor pode ser aplicado em substituição de um interruptor ligar/desligar vulgar sem alteração da instalação já existente, Os controles da intensidade da luz variam desde os interruptores rotativos até aos de cursor e às placas de contacto e podem combinar-se com o controle de ligar/desligar, pelo que a luz pode ser ligada com a Intensidade desejada à partida. Quando comprar um destes interruptores, certifique-se de que é exactamente o que pretende.

Alguns não servem para focos, outros fornecem corrente apenas até uma determinada potência. As lâmpada fluorescentes exigem interruptores especiais, que devem ser instalados por electricistas.

Antes de instalar um interruptor, desligue a alimentação no interruptor geral e retire o fusível do circuito. Para maior segurança, ligue e desligue o interruptor antes de começar a trabalhar.

Como montar um interruptor regulador da intensidade da luz

Tire os parafusos da tampa do interruptor velho e guarde-os, pois os parafusos fornecidos com o novo interruptor podem não ter roscas compatíveis. Tire o interruptor velho da caixa tle montagem, anote as ligações dos fios aos terminais e depois desligue-os. Se o fio de terra estiver ligado a um terminal na caixa de montagem, não o deslige, a não ser que ele esteja descoberto; nesse caso, cubra-o com uma manga tle PVC verde e amarela e volte a ligá-lo.

Volte a ligar os fios aos terminais correctos do interruptor novo. Se este for um interruptor simples, deve ter três fios um castanho, um preto com um pequeno troco de manga castanha e o fio de terra. Se for um interropetor-comutador, deve ter ou um cabo com fios castanho, azul e amarelo ou dois cabos um com fios castanho e preto, o outro com fios castanho, azul e amarelo, o cabo com fios castanho, azul e amarelo liga os dois comutadores entre si, o outro é ligado ao circuito de iluminação.

Um interruptor-computador tem geralmente os terminais marcados com COM (Cotnmon), L1 e L2 (por vezes A. A1 e A2). Quer o fio castanho, quer o amarelo podem ter sido ligados a COM e o outro a L1. Ligue-os tal como se encontravam inicialmente. O fio azul vai para 1.2. Aparafuse o novo interruptor â caixa de montagem. Aperte os parafusos por igual para evitar partir a tampa do interruptor.

Volte a colocar o fusível.


Adicionar Comentário