Como reconhecer as pegadas de alguns animais

Como identificar algumas pegadas excrementos e a localização e disposição das pegadas.

Pegadas grandes

Os cães, os gatos e as raposas deixam pegadas semelhantes, As pegadas da lebre e do coelho são semelhantes, mas diferem no tamanho, As patas traseiras ficam à frente das dianteiras quando o animal salta. As que mostram almofadas e quatro dedos em cada pata, mas o formato e a disposição permitem distinguir cada um deles. Os tamanhos variam muito, principalmente os das pegadas dos cães; as pegadas da pata de um texugo adulto ou de uma lontra podem medir 5 a 6 cm de largura.

Pegadas pequenas

É difícil distinguir as pegadas de pequenos roedores corno os ratos e os esquilos. Procure outros sinais — as pegadas de um rato, por exemplo, encontram-se mais provavelmente perto da água, e as de um esquilo, em locais arborizados.

Cães

As suas pegadas apresentam frequentemente os dedos afastados. Além disso, o rasto das duas patas esquerdas e o das duas patas direitas estão dispostos em linhas separadas (v. gravura).
Gatos. As marcas das suas patas distinguem-se pelos dedos arredondados, sem marcas das unhas. Têm geralmente cerca de 3,5 cm de largura.

Raposas

Os dois dedos do meio apresentam-se juntos; as pegadas formam uma única linha, com as patas traseiras sobrepondo-se às dianteiras.

Texugos

As pegadas são mais largas do que compridas, mostrando uma almofada larga. Os cinco dedos estão quase todos à mesma altura e apresentam as marcas das unhas. As patas apontam para dentro e as marcas das patas traseiras sobrepõem-se à parte de trás das dianteiras, estas maiores que aquelas.

Lontras

As pegadas revelam cinco dedos curvos e uma almofada. Muitas vezes são também visíveis as marcas da membrana interdigital e as da cauda. Encontram-se geralmente perto da água.

Coelhos

As pegadas apresentam patas traseiras compridas, por vezes cerca de 9 cm, e patas dianteiras curtas e arredondadas. Quando o coelho salta, o seu rasto apresenta as patas traseiras à frente das dianteiras. Quando anda, são as dianteiras que se vêem à frente.

Lebres

As suas pegadas são semelhantes às dos coelhos mas maiores — as patas posteriores podem ter 15 cm de comprimento. Aparecem, mais em campo aberto que em zonas arborizadas.

Toupeiras

Apresentam cinco dedos com unhas compridas em cada pata; as patas da frente parecem curvar para dentro, pois as toupeiras têm tendência para apoiar mais o lado interno das patas, aparecendo apenas as pontas das unhas. Por vezes, pode ver-se a marca do corpo entre as das patas.

Furões e doninhas

As suas pegadas, semelhantes às das lontras, mas muito mais pequenas, apresentam cinco dedos curvos e uma almofada. As dos furões podem ter cerca de 2,5 cm de largura, e as das doninhas, 1 a 1,5 cm.


Adicionar Comentário