Como realçar um quadro com um passe-partout

Um passe-partout pode realçar e valorizar particularmente um quadro de uma aguarela, um desenho ou uma gravura.

Os cartões para passe-partout existem em várias espessuras, tamanhos e cores. A cor é uma questão de gosto pessoal, mas deve contrastar ou combinar com a moldura, a cor da parede da divisão a que o quadro se destina e com o tom geral da própria imagem. Uma espessura de 2 mm é adequada para a maioria dos fins.

Como fazer um «passe-partout»

Para fazer um passe-partout, precisará de uma régua, um canivete
ou um x-acto, um esquadro, uma régua graduada e uma tábua onde cortar. Esta pode ser uma tábua de madeira de 2,5 cm de espessura que seja mais comprida e mais larga do que o comprimento da régua.
Coloque a régua no centro da tábua, introduza parcialmente dois pequenos parafusos para a régua aí encostar. Meça e marque no cartão do passe-partout o tamanho do rebordo da moldura e o tamanho da imagem. Dê espaço para que as beiras da «janela» se sobreponham cerca de 0,5 cm a toda a volta da imagem.

Faça a margem de baixo 1,5 cm mais larga do que as restantes para compensar a ilusão de óptica que leva a que a margem à volta da imagem pareça mais estreita em baixo. As margens dos lados e do cimo devem ter pelo menos o dobro da largura da moldura. Use o esquadro para marcar a posição da janela no cartão, certificando-se de que os lados da janela e do cartão formam ângulo recto e estão paralelos entre si.

Coloque o cartão do passe-partout sobre outro pedaço de cartão que não sirva e, com a régua firmemente encostada aos parafusos, recorte a janela com o canivete. Se quiser, pode cortar com o canivete inclinado para dar à janela uma borda em bisel. Tire o centro que recortou e aperfeiçoe cuidadosamente os cantos da janela com o canivete e depois com lixa muito fina. Use a régua e o canivete para cortar o passe-partout ao tamanho da moldura.

Como montar a imagem

Sobre uma mesa, coloque a imagem com o passe–partout por cima, de modo que fique ao centro da janela e ambos sobressaiam da borda da mesa. Use uma das mãos para segurar o passe-partout e a imagem juntos e com a outra aplique duas pequenas tiras de fita adesiva nas costas da imagem e do passe-partout. Volte e aplique uma tira de adesivo ao longo da beira superior da imagem. Retire as tiras da beira inferior.


No Responses

  1. Pingback: Faça você mesmo: pôster 21 de Julho de 2011

Adicionar Comentário