Como proteger o seu automóvel da corrosão provocada por depósitos de sal

  • on 29 de abril de 2011
  • Likes!

Em zonas onde a formação de gelo nas estradas representa um perigo para a condução, as entidades responsáveis utilizam frequentemente uma mistura de sal e areia ou saibro para evitar que as estradas se cubram de gelo. O sal, juntamente com a sujidade e a humi­dade, acelera a corrosão do metal não protegido.

A maioria dos automóveis apresenta, na parte de baixo, um revestimento de protecção aplicado pelo fabricante. No entanto, com o tempo, as pedras levan­tadas pelas rodas podem danificar o revestimento. Antes do Inverno, levante o automóvel sobre cavaletes e verifique se o revestimento está danificado.

O tipo de revestimento ou vedante mais utilizado pelos fabricantes de auto­móveis em superfícies expostas é um composto betuminoso de secagem lenta. Se precisar de reparar o revesti­mento do seu automóvel, utilize um produto de características semelhantes ao produto de origem.

Retire o revestimento solto e limpe a zona exposta com uma escova de arame. Trate toda a areia com um neu-tralizador de corrosão adequado (v. fer­rugem), à venda em lojas de acessórios para automóveis, seguindo as instru­ções do fabricante. Aplique uma camada de primário à base de zinco para protecção adicional do metal não protegido. Deixe secar. Depois, com um pincel, aplique uma camada espessa de vedante, fazendo-o penetrar bem nas fendas existentes.

Se o seu automóvel não tiver revesti­mento, é preferível entregar o trabalho a um profissional. Para ser eficaz, o tra­tamento requer uma limpeza a vapor com pistola pulverizadora de pressão antes da aplicação do revestimento. Em qualquer dos casos, limpe a parte infe­rior dos guarda-lamas logo que possível após ter guiado cm estradas tratadas com sal. Coloque o carro sobre cavale­tes e desmonte as rodas. Cubra os tam­bores ou discos dos travões com plásti­cos presos com adesivo. Com um pedaço de madeira, raspe e retire toda a sujidade e lama acumuladas que puder.

Com uma mangueira ligada a uma torneira aberta no máximo, ajuste o bocal de modo a obter um jacto dc água concentrado. Lave cuidadosamente toda a parte de baixo do automó­vel até que escorra apenas água limpa.

Termine escovando vigorosamente com uma escova e água quente. Monte de novo as rodas e baixe o automóvel. v. lavagem do automóvel.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Automóveis · Ciência · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *