Como procurar trabalho

A carreira de uma pessoa, o seu desenvolvimento e procura de emprego podem e tomam mesmo conta da nossa vida se não tivermos cuidado, pelo que saber os passos que devemos dar para saber como procurar trabalho de forma eficaz é da máxima importância.

Assim, se estiver à procura de emprego, há que refletir sobre quais as suas mais-valias para o mercado de trabalho. Deverá tentar saber e procurar o que é mais valorizado pelas empresas e as competências pretendidas relativas à função que se pretende candidatar.

Para se saber como procurar trabalho há que, também, se dar a conhecer ao próprio mercado de trabalho, construindo um curriculum e uma carta de apresentação que sejam apelativos.

Seguem-se algumas dicas.

Dicas para procurar trabalho

Comece por apresentar a sua candidatura às empresas que lhe interessam e divulgue o seu Curriculum em Bolsas de Emprego e sites de procura de emprego. Deverá alargar a sua rede de contatos e rentabilizá-la. No fundo, há que apostar nas suas próprias ferramentas de empregabilidade.

Para saber como procurar emprego, há que analisar as suas prioridades, o que lhe importa, o tipo de empresa em que pretende trabalhar e o tipo de emprego que procura. O que tem a fazer é um trabalho de casa preparatório que o vai ajudar a reconhecer os seus próprios requisitos-chave e que lhe poderá poupar muito tempo e que poderia ser desperdiçado caso fosse à procura de um emprego errado.

Procurar trabalho é vender-se a si próprio e às suas competências de forma bem sucedida, através do curriculum. Deverá focar-se nos seus êxitos e dar exemplos de tarefas que tenha desempenhado com sucesso e que demonstrem os seus pontos fortes e competências, incluindo atividades que reflitam a sua personalidade e atitude. O seu curriculum deve ser elaborado à medida das oportunidades de recrutamento específicas. Lembre-se de o ter em formato eletrônico e papel.

Uma nova e cada vez mais usada forma de se saber como procurar trabalho é pela internet. Ela veio revolucionar o modo coo a procurar de emprego. Ela dá acesso a milhares de empresas e em qualquer parte do mundo. Assim, será mesmo o melhor local para pesquisar os seus potenciais empregadores.

O fundamental é usar o seu tempo de forma eficaz, especialmente se estiver a trabalhar enquanto procura o novo emprego, e é neste exato ponto que a sua estratégia e modo de ação poderão dar frutos. Deverá assegurar-se que tem um plano com objetivos definidos, prazos realistas e dedicar determinados períodos de tempo para se concentrar na sua pesquisa.

Mais ainda, também deverá atualizar as suas competências e compreender os diferentes processos que as empresas estão a utilizar para o recrutamento de futuros colaboradores.

Também lhe poderá ser pedido para se submeter a uma avaliação psicométrica. Isto servirá para testar as suas aptidões, capacidade e personalidade.  Assim, se souber o que esperar vai ter muito mais êxito no dia e hora certos.

O importante é não desistir e pensar positivo. Pode ter a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, irá aparecer uma certa proposta de emprego que não vai poder recusar.


Adicionar Comentário