Como procurar emprego na Internet

Como é do conhecimento de quem anda no mercado da procura de emprego, saber como procurar na Internet tornou-se essencial. De facto, a Internet já se tornou, possivelmente, na principal ferramenta de procura por um posto de trabalho.

É verdade que procurar por um emprego nunca foi tarefa fácil, mas saber como procurar emprego na Internet já se tornou um modo de eleição de procura. Também tem servido para, cada vez mais, se tornar num modo de divulgação do próprio currículo, bem como modo de resposta às próprias ofertas postas no mercado.

Em Portugal, os últimos resultados apontam para um total de cerca de 674 mil desempregados inscritos no que para muitos já se tornou demasiado familiar, o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP.

O que se pretende com isto é que tem de se ser cada vez mais inteligente no que toca à procura de emprego, o que vai implicar saber quais os melhores motores de pesquisa, bem como utilizá-los. Existem variadas plataformas e páginas na Internet que facilitam a oferta e a procura de emprego na Internet, acabando por envolver todo o processo de recrutamento.

 

Entrevista-de-Emprego

 

Procurar emprego na Internet para o exterior

O que cada vez mais jovens se vêm obrigados a fazer é procurar empregos fora do país, pelo que procurar emprego na Internet é a única solução que encontram, não apenas por uma questão de logística, mas também porque torna mais fácil o acesso a plataformas online de emprego fora de Portugal. O que cada vez mais pessoas estão a fazer é usar mesmo o Facebook como ferramenta de procura de emprego.

Quais as plataformas para procurar emprego na Internet?

Para quem agora começa, saber como procurar emprego na Internet implica perceber bem quais são as suas vantagens e como funciona. Por um lado, a publicação de ofertas e de curriculum é grátis, uma vez que é o site de emprego que vai assumir os custos, por outro, podemos procurar quando quisermos, de onde quisermos e para onde quisermos, interna e externamente.

  • Primeiro, deve procurar por algo que se adeque à experiência e personalidade próprias. Em regra, os desempregados inscritos no Centro de Emprego começam pelo próprio site da instituição, onde irá encontrar todas as ofertas existentes na localidade onde reside.
  • Existe mais uma plataforma estatal, o BEP – Bolsa de Emprego Público e cujo objetivo é o de contratação de técnicos e assistentes na Função Pública.
  • Outras plataformas que poderá encontrar através da Internet: o Net Empregos, o Emprego.pt, o site do Jornal Ocasião e mesmo o site Sapo, seção Emprego ou o Expresso Emprego. Estas últimas são das mais procuradas e utilizadas atualmente.

Erros a evitar na procura de emprego pela Internet

  • A primeira coisa a evitar é apresentar um perfil incompleto, pois o currículo deve ser entregue a qualquer entidade da forma mais completa possível, tendo em conta o tipo de trabalho a que se está a candidatar.
  • E aqui entra mais um erro, o de responder a ofertas apenas para responder. Não só perde tempo, como poderá trazer mais frustração, ao não ver feedback por parte das respostas que envia.
  • Nunca deverá deixar passar uma imagem desleixada, pois é a primeira coisa que um potencial empregador vai ver, pelo que uma fotografia também é imprescindível.

Adicionar Comentário