Como polir pedras e seixos

A técnica mais simples para polir pedras e seixos é fazê-los girar num tambor rotativo, pois o movimento giratório. Use uma talocha metálica para espalhar uniformemente a massa no chão, de lorma a ficar com uma espessura de 3 mm. e vá espalhando e alisando à medida que se desloca em direcção à porta.

Alisa-os até ficarem com um acabamento macio e brilhante. O equipamento básico é um pequeno tambor movido por um motor eléctrico, produto abrasivo (grés, areia ou carborundo) para esmerilar e um agente de polimento, que pode encontrar à venda em casas de cantaria.

Como escolher as pedras

Muitas das pedras e seixos que se encontram à beira-mar ou no leito dos rios têm um interior de lindas cores por baixo da camada exterior, escura e baça, Polidos, servem para todos os géneros de trabalhos decorativos, como pingentes, ou para encher vasos ou frascos de vidro.

Contudo, nem todas as pedras são próprias para polir. Algumas, como os arenitos, são moles demais. As pedras calcárias, também brandas, podem no entanto ser polidas com pedras da mesma espécie. Quando for procurar pedras, leve consigo um canivete afiado e uma pequena lima. Se nenhum deles deixar marca na pedra, esta é própria para polir. Se a lima deixar marca mas não o canivete, a pedra pode ser polida juntamente com outras da mesma qualidade.

Como esmerilar

Quando estiver a polir, carregue o tambor até à capacidade máxima para que as pedras não fiquem lascadas em vez de polidas. O peso especificado na capacidade do tambor é o peso conjunto das pedras, do abrasivo e da água.

A esmerilhação processa-se em duas fases, primeiro com abrasivo grosso e em seguida com abrasivo fino.
Escolha as pedras para polir em diferentes tamanhos, mas não use pedras grandes demais; num tambor de 1,5 kg, por exemplo, não use pedras de diâmetro superior a 2,5 cm. Encha o tambor com pedras ate cerca de três quartos da capacidade. Para um tambor de 1,5 kg, junte uma colher de sopa bem cheia de produto abrasivo grosso e água suficiente para cobrir as pedras. Para tambores maiores, aumente o produto abrasivo proporcionalmente. Feche a tampa, coloque-o nos rolos e ligue o motor.

Faça parar o tambor de 24 em 24 horas, tire algumas pedras e lave-as em água limpa. Veja se estão macias e coloque-as de novo no tambor se não apresentarem rachas nem defeitos. Continue a polir até que as pedras estejam prontas a ser esmeriladas com abrasivo mais fino.

Retire as pedras e deite fora os restos que ficaram no tambor. Lave bem as pedras e o tambor para remover todos os vestígios do abrasivo. Examine as pedras e ponha de lado as que não estejam ainda preparadas para um polimento mais fino. Volte a pôr no tambor as pedras que escolheu e encha-o ate três quartos da capacidade com outras pedras mal polidas ou já polidas. Junte uma colher de sopa bem cheia de abrasivo fino, cubra as pedras com água c ligue o tambor.
Verifique diariamente a superfície das pedras, até que se apresentem lisas e perfeitas, o que levará uma semana pelo menos. Tire as pedras para fora, lave-as e ao tambor e deite fora os restos.

Como dar o polimento final

Num tambor de 1,5 kg, junte às pedras uma colher de sopa bem cheia de óxido de cério, o agente de polimento, e cubra-as com água como anteriormente. Acrescente um pouco de cola de papel de parede como protecção. O tempo de polimento pode ir de três dias a uma semana.

Quando as pedras estiverem polidas, lave-as. Lave também o tambor, encha-o novamente com as pedras, acrescente meia colher de chá de detergente e cubra-as com água. Passe-as no tambor durante 4 a 8 horas para remover a película deixada pelo polimento. Passe as pedras limpas por água corrente e seque-as com um pano macio.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Outros

Comentários

  • Gostaria de aprender a pulir e conhecer os produtos que leva no momento de polir

    oriovaldo 29 de maio de 2013 22:35 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *