Como pedir socorro

Em situações de emergência, o meio mais eficaz de atrair a atenção consiste na repetição de sinais sonoros leitos por qualquer meio ao seu alcance — um apito. uma buzina ou qualquer outro instrumento — mesmo improvisado.
O sinal SOS do Código MORSE (três pontos, três traços, três pontos) é universalmente reconhecido como pedido de socorro, e o mesmo sucede com o sinal de emergência nas montanhas, composto por seis apitadelas emitidas durante um minuto, seguidas por um minuto de silêncio, repetidas tantas vezes quantas as necessárias.
Durante o dia, os sinais de socorro podem ser enviados com um espelho 011 qualquer outro objecto brilhante para reflectir o sol. De noite, utilize uma lanterna ou um facho para lazer o sinal morse SOS.

Em terra:
E geralmente muito difícil localizar à distância ou mesmo do ar uma pessoa perdida a pé num local deserto, numa floresta ou numa montanha, e os sinais sonoros podem ser difíceis de interceptar, embora, sempre que possível, se devam emitir. Faça o sinal de emergência nas montanhas com uma lanterna ou um apito. Se puder, acenda uma ou mais fogueiras, utilizando madeira húmida ou erva fresca para produzir fumo logo que o fogo esteja ateado. Vista as roupas mais coloridas que tiver consigo e agite uma bandeira grande feita de uma peça de vestuário de cor garrida e brilhante.
Se vai ser socorrido por meios aéreos, escreva as palavras SOCORRO ou SOS no chão com letras com um comprimento mínimo de 6 m, improvisadas com ramos, pedras ou vestuário. Se está perdido numa zona de neve, cave valas de modo a formar as mesmas letras.
Faça sinais ao avião ou avioneta com um espelho durante o dia ou uma lanterna ou facho à noite. Se estiver a ser socorrido por um helicóptero, acenda uma pequena fogueira que faça bastante fumo perto do ponto de recolha para indicar ao piloto a direcção do vento. Indique o terreno firme com um II.
No mar. A emissão contínua de uma buzina de nevoeiro ou o disparar de uma arma ou qualquer outro sinal explosivo a intervalos de um minuto são sinais internacionalmente reconhecidos de uma embarcação em dificuldade.
Se a embarcação possuir radiotransmissor, sintonize-o para a frequência internacional de socorro, canal 16 VHF ou 2182 FM. Em situação de perigo grave e iminente, diga a palavra «Mayclciy» três vezes, indique o nome da embarcação três vezes e repita nova¬mente «Mciyclay».
Repita o nome da embarcação uma vez. indique a sua posição e dê uma breve descrição da emergência e do auxílio necessário. Diga «Over» ou «escuto» no fim da mensagem e aguarde a confirmação antes de emitir novo pedido de socorro.
Se necessitar de auxílio urgente, mas não se encontrar em perigo imediato — como, por exemplo, devido a uma falha no motor ou se alguém tiver desaparecido a bordo — utilize o sinal Pcm Pan em vez de Mayríay.
Em embarcações maiores e bem equipadas, acenda no convés uma fogueira com trapos embebidos em óleo dentro de um barril do mesmo, ou envie sinais luminosos vermelhos com foguetes ou cartuchos ou com uma lata de fumo cor de laranja. Se possuir bandeiras do Código Internacional, ice as letras NC. com a bandeira N por cima da C, ou, caso contrário, ice uma bandeira quadrada por cima ou por baixo de qualquer objecto que se assemelhe a uma bola. Como sinal adicional para atrair os aviões ou helicópteros, use uma peça de lona cor de laranja com um quadrado e um círculo pretos.
No caso das embarcações mais pequenas, uma bandeira nacional a flutuar virada para baixo é reconhecida como um sinal de pedido de socorro. Ou então coloque-se num local de onde seja claramente visível por barcos que passem ou da costa e levante e baixe lentamente os braços, bem esticados para a frente.


2 comentários

  1. Adoradora Everly Wanderley 16 de Dezembro de 2012
    • Adoradora Everly Wanderley 16 de Dezembro de 2012

Adicionar Comentário