Como mudar fraldas e quais os tipos de fraldas

As fraldas de pano laváveis e reutilizáveis são consideravelmente mais económicas do que as fraldas de papel descartáveis. Alguns bebés sofrem mais facilmente de eritema das fraldas se estas forem de pano, outros são mais sensíveis às fraldas de papel. Trata-se, portanto, de uma questão para a mãe decidir, mas uma opção equilibrada será sem dúvida o uso das fraldas de pano em circunstâncias normais e das fraldas de papel em viagem e férias.

Mude as fraldas logo que estejam sujas — nos bebés muito pequenos, geralmente após cada mamada. Tenha pronta uma fralda limpa, um bico seco, alfinetes, água ligeiramente morna, algodão e uma toalha macia. Hoje em dia, utilizam-se geralmente toalhinhas impregnadas numa loção de limpeza, que se encontram à venda em supermercados ou farmácias.

Deite o bebé de costas numa mesa ou outra superfície, à altura tia sua cintura, sobre um resguardo. Nunca deixe o bebé sozinho nem por um momento sequer, pois poderá rolar e cair. Enquanto muda a fralda, converse com o bebé c dê-lhe um brinquedo para agarrar quando for mais crescido. Desaperte o alfinete, levante os pés do bebé, retire a fralda suja e ponha-a fora do alcance da criança.

Limpe com um algodão molhado; limpe as fezes a partir do ânus para trás, e não na direcção dos órgãos genitais, para evitar o risco de infecção — em especial se o bebé for do sexo feminino. Passe com um algodão limpo.

Seque bem com pancadinhas suaves e aplique um pouco de pó ou creme.

Ao pôr alfinetes na fralda, tenha o máximo cuidado para não ferir o bebé. Coloque a mão entre a pele do bebé e a fralda, de modo a sentir a ponta do alfinete quando esta perfurar a fralda. Feche o alfinete carregando no fecho de segurança. Coloque o alfinete horizontalmente ao corpo do bebé, de forma a não o picar se se abrir acidentalmente.

Fralda de papel descartável

Existem duas variedades: fraldas que se seguram no lugar com calças de plástico (os dois artigos adquirem-se em separado) e fraldas-calças numa peça única.

Existem em vários tamanhos para as diferentes idades e com diversos graus de absorção.


Adicionar Comentário