Como limpar espelhos

Manter superfícies espelhadas sempre limpas nem sempre é tarefa fácil.

O segredo para manter um espelho bem limpo passa por usar os materiais mais adequados para garantir que todas as manchas saem facilmente e de forma eficaz.

Conheça já de seguida algumas dicas de como limpar espelhos de forma adequada.

 

limpar-espelhos

 

Comece por limpar o pó e outras sujidades soltas da superfície do espelho. Pode utilizar um simples pano limpo, mas um espanador é a ferramenta ideal, pois para além de eliminar facilmente a sujidade, não risca o vidro.

Depois de dar com um espanador, passe com um pano seco. Escolha um pano macio e, de preferência, que não solte fios.

Para eliminar as manchas de dedadas do espelho, utilize um pano limpo húmido num pouco de água morna. Em alternativa poderá também utilizar álcool para a limpeza de vidros. Contudo, tenha sempre o cuidado de não deixar que o líquido escorra para a moldura, pois pode manchá-la.

Embora existam diversos produtos à venda para a limpeza de vidros, a verdade é que alguns desses produtos podem ser muito agressivos para a limpeza de espelhos mais delicados. Este tipo de produtos podem acabar por causar aquelas manchas pretas de envelhecimento que tanto detestamos, quando usados de forma regular.

Na hora de aplicar qualquer produto no espelho tenha sempre o cuidado de não borrifar diretamente o líquido sobre o mesmo. O ideal é que a aplicação do produto seja feita com recurso a um pano.

Se o espelho estiver muito sujo, com manchas de gordura por exemplo, aconselhamos que primeiro utilize a velhinha técnica de passar com uma folha de papel de jornal. Esfregue sobre o espelho as folhas de jornal bem amassadas e secas, pois não só vai ajudar a eliminar as manchas, como vai dar mais brilho ao espelho.

Depois que o espelho estiver limpo e seco é possível lustrar com um pano limpo e macio, ideal para dar um brilho no espelho. Os panos de microfibras são também muito apropriados para estas situações de limpeza de espelhos.

 

Nota adicional:

Para a limpeza evite usar produtos ácidos ou alcalinos. A maior parte dos produtos usados para limpar vidros e azulejos podem atacar a superfície, as bordas e até a tinta protetora do espelho. Evite também o uso de ferramentas de limpeza abrasivas( como lixa, palha de aço, esponjas ásperas, sapóleo, etc.) em qualquer superfície do espelho, pois pode danificá-lo irremediavelmente, sendo apenas solução a sua substituição.


Adicionar Comentário