Como fazer objectos de papel

Fazer figuras com papel-mâché — papel amassado — é uma arte simples que exije apenas jornais velhos e cola de papel de parede (cola de celulose) ou uma mistura de farinha e água.

Como fazer a massa de papel; como utilizar a armação

Ponha pedaços de papel de molho em água de um dia pata o outro. Ferva numa caçarola, mexendo para formar polpa. Deixe arrefecer, coe o excesso de líquido e misture 2 colheres de sopa de cola PVA e 2 colheres de sopa de cola de papel de parede.

Utilize arame galvanizado de 1,5 mm de diâmetro para a armação desta girafa. Utilize o método das tiras de papel para fazer o corpo, com uma camada final de toalhas de papel.

Dois métodos: um utiliza tiras de papel, O outro, papel já amassado. O material aplica-se sobre uma «armação» — a base ou esqueleto do modelo —, que pode ser qualquer objecto com a forma aproximada da figura que pretender fazer. Assim, pode usar, por exemplo, um canudo de papelão, uma bola de papel de alumínio ou rede de galinheiro dobrada.

Num dos métodos, rasgam-se tiras de jornais velhos e põem-se de molho numa mistura de cola de papel de parede e água (1 parte de pó e 10 partes de água). Deixe o papel de molho durante vários minutos e depois mergulhe as fitas numa mistura de partes iguais de cola PVA e água.

Aplique as fitas a armação, sobrepondo uma fita â outra em cerca de um quarto da sua largura. Deixe secar 12 horas, depois aplique outra camada (o mínimo são três camadas). Se quiser pintar a figura, utilize fitas de toalhas de papel como camada final.

Os métodos das filas e do papel amassado podem combinar-se para fazer uma máscara simples. Faça um balão, que servirá de armação, e cubra metade com camadas de liras de papel. Depois, acrescente as feições — sobrancelhas, nariz, orelhas, boca e queixo — moldadas em papel amassado. Deixe a máscara secar e esvazie o balão. Finte com tinta a base de água.


Adicionar Comentário