Como lavar roupa de cama

Certamente que ninguém gosta de dormir em lençóis e cobertores sujos, por isso, uma roupa de cama limpa é essencial para uma noite de sono tranquila e revigorante.

O segredo para manter a roupa de cama sempre limpa é limpá-la regularmente e, especialmente, não a limpar apenas quando estiver completamente suja.

É também fundamental conhecer o tipo de tecido de cada item, assim como os procedimentos de limpeza mais corretos para esse mesmo tipo de tecido. Pode verificar facilmente qual a melhor forma de lavar cada peça de roupa na etiqueta da mesma. O fabricante deixa sempre instruções de lavagem e cuidados específicos a serem seguidos na etiqueta. Aconselhamos que siga os conselhos do fabricante para prolongar a durabilidade de cada peça da roupa de cama, assim como as suas cores e textura.

No artigo de hoje vamos mostrar-lhe alguma dicas eficazes e muito práticas para lavar roupa de cama corretamente.

Confira-as já de seguida.

 

roupa-de-cama

 

Limpeza de cobertores e colchas

As colchas e cobertores estão disponíveis numa enorme variedade de materiais, cores e tamanhos, sendo que muitos são laváveis. Como já mencionado antes, a roupa de cama deve ser lavada quando ainda não está muito suja. Devido à delicadeza e tamanho das peças em questão, pode tornar-se tarefa difícil remover nódoas e manchas demasiado profundas. Ainda assim, à venda já se encontram disponíveis produtos de pré-lavagem em spray ou gel que são muito eficazes a remover marcas e manchas.

Aconselhamos que antes da lavagem propriamente dita, faça um teste prévio com uma ponta da colcha ou cobertor, a fim de analisar se existe o risco de debotar. Caso a peça solte tinta, o mais indicado é mesmo a limpeza a seco.

Para cobertores perfeitos, siga as seguintes instruções extras:

  • ocasionalmente, aspire os cobertores para remover poeira e fiapos;
  • coloque os cobertores a apanhar ar regularmente;
  • antes de lavar um cobertor, remende ou troque as costuras e remova marcas e manchas;
  • cobertores elétricos devem ser lavados, mas nunca a seco, já que os solventes de limpeza podem danificar a fiação. A impermeabilização também é prejudicial à fiação.

Edredões

A maioria dos edredões modernos são facilmente laváveis. Contudo, os mais antigos podem ser bastante delicados, pelo que é aconselhável uma limpeza profissional ou mesmo à mão.

Teste os edredões para ver se soltam tinta, molhando uma parte pouco visível com o detergente que planeia usar.

Seque o edredão ao ar, bem esticado no varal. Consulte a etiqueta do fabricante para saber se pode também secar na máquina.

Almofadas

As fronhas das almofadas devem ser limpas e trocadas com alguma frequência, mas não se esqueça também de lavar a própria almofada com alguma regularidade. Como acontece com as restantes peças de roupa de cama, consulte a etiqueta para saber qual o procedimento de limpeza mais correto.

Aconselhamos as próximas medidas de limpeza extras:

  • proteja a almofada com uma capa;
  • coloque a almofada ao ar pelo menos uma vez por mês;
  • na lavagem de almofadas de penas, certifique-se sempre que não há furos ou costuras abertas;
  • a lavagem deve ser feita com água fria e detergente suave.

Ao seguir estas etapas simples, irá conseguir prolongar a durabilidade e beleza da sua roupa de cama, tornando também assim a cama mais confortável e acolhedora.


Adicionar Comentário