Como isolar Telhados Inclinados e Planos

Se os danos de um telhado isolado forem demasiado graves para reparar, a solução é voltar a isolá-lo, desde que a estrutura por baixo esteja em boas condições. Os telhados inclinados simples, como os dos alpendres de jardim, são os mais fáceis; substituir um telhado plano numa extensão da casa ou numa garagem ao lado é provavelmente muito mais difícil, embora não seja impossível.

Telhados inclinados

Um telhado de alpendre apenas possui uma camada isoladora, embora a parte em que as folhas se sobrepõem seja considerável para não deixar entrar a água da chuva. O primeiro passo é arrancar o revestimento velho e tirar todos os pregos. Substitua ou conserte a cobertura de madeira do telhado, se for necessário, e verifique se as madeiras das extremidades são sólidas.Trate a madeira com um produto de protecção.

Revestir um alpendre

Os novos pedaços de revestimento devem ser cortados com cerca de 150 a 200 mm a mais do que o telhado. Coloque a primeira tira ao longo do fundo de um dos lados do telhado, alisando quaisquer rugas com um pedaço de madeira. Certifique-se de que as extremidades se sobrepõem às extremidades do telhado uniformemente e que a extremidade do fundo se sobrepõe à extremidade do telhado o suficiente para ser virada para baixo e projectada para além dos beirais. Isto permite que as águas pluviais corram livremente.

Usando pregos de 13 mm, fixe o topo do revestimento ao telhado, o fundo aos beirais e as extremidades às paredes, dobrando os cantos, e repita no outro lado do alpendre. Apare o excesso de revestimento das extremidades do telhado. Se o alpendre for largo, coloque uma segunda tira de cada lado pregada no topo, mas com o fundo sobrepondo-se à primeira camada em, pelo menos, 75 mm, e fixe com cola.

Fixe-a nas extremidades com pregos. A tira final é colocada por cima da cumeeira; corte-a de modo a ficar sobreposta às folhas nos lados do telhado em nada menos do que 75 mm. Fixe-a com cola, mas coloque pregos nas extremidades.

Coloque as tábuas a cobrir as cabeças dos pregos nas extremidades do telhado.

Revestir um telhado plano

A maioria dos telhados planos tem duas ou três camadas de revestimento, que são mais duráveis do que as usadas em telhados de alpendres. A camada superior será fixa com cola.

O primeiro passo é arrancar todo o revestimento, até ficar só a madeira, e retirar os algerozes. Quando retirar o revestimento velho, repare na forma como está dobrado e corte em todos os cantos e extremidades – faça esboços que o possam ajudar mais tarde.Verifique o estado da madeira do telhado, reparando ou substituindo onde for necessário. Retire todos os pregos e limpe o telhado.

A maioria dos telhados planos possui um ângulo mais elevado ao longo de dois lados para dirigir a água da chuva para um terceiro lado, aberto, onde corre para um algeroz. O quarto lado está unido à parede.

As tiras da primeira camada devem ser cortadas ligeiramente mais compridas do que o telhado e pregadas, trabalhando em direcção ao algeroz, usando tachas largas de 18 mm. Deixe uma sobreposição de pelo menos 50 mm entre as tiras. Faça cortes para que possa levantar o revestimento e pô-lo por cima das extremidades em ângulo e por cima do filete em ângulo da parede da casa, seguindo os esboços que fez previamente. Apare o revestimento no beiral.

Corte uma tira com cerca de 150 mm de largura de capeamento e coloque-a ao longo da parede da casa para que caia para o telhado. Una-a à junção de argamassa menor disponível, tendo cortado parte da argamassa primeiro. Se está a adicionar uma segunda camada, meta-a por baixo da primeira, usando uma cobertura contínua de cola de feltro. Corte a primeira tira com uma largura diferente para que as junções não coincidam com as da primeira camada.

Coloque a primeira tira no telhado, vire metade para si para aplicar cola por baixo, depois repita o processo para a outra extremidade. Proceda da mesma forma para as restantes tiras, sobrepondo-as pelo menos 50 mm e aplicando cola ao longo da sobreposição. Não ponha a segunda camada por cima do ângulo levantado. A camada de topo deve ser presa em baixo da mesma forma do que a segunda, mas os pormenores nos cantos e nas extremidades serão diferentes.

Termine colocando uma segunda tira ao longo da parede da casa, fixando-a numa junção de argamassa mais alta da parede com argamassa fresca, e uma “cobertura protectora” ao longo de cada extremidade com ângulo.


Adicionar Comentário