Como impedir o congelamento de canos e depósitos

Com os recentes aperfeiçoamentos das técnicas de isolamento térmico dos sótãos, é Indispensável que toda a canalização e depósitos de água ali instalada seja convenientemente protegida.
Um sótão com bom isolamento torna-se muito frio, pois o calor não penetra através do tecto.

Como isolar depósitos

Isole termicamente todos os tanques ou depósitos existentes no sótão. Envolva-os, sem apertar excessivamente, com mantas de fibra de vidro ou revista-OS com placas de poliéster. Cubra cada depósito com uma tampa, mas tome a precaução de fazer um buraco e instalar um funil de plástico logo abaixo do tubo de expansão para que no caso de transbordar, a água seja dirigida para dentro do tanque.
Cubra a tampa com isolamento
Não isole o piso do sótão debaixo do depósito de água fria para permitir que algum calor suba pelo tecto.

Como isolar canos

Isole todos os canos com meias-canas ou mangas flexíveis de espuma de plástico ou outro material isolante. As meias-canas podem ser presas com fita adesiva. Segure as mangas com cola ou molas. Assegure-se de que todas as curvas e uniões ficam bem protegidas, incluindo os tubos de descarga. O ar frio, por vezes, pode subir pelos tubos de descarga, pelo que deve assegurar-se de que a extremidade do tubo está equipada com uma aba simples ou um tubo de polietileno de ponta aberta.

Como proteger outras áreas

Tente garantir que nenhum cano da casa esteja em contacto directo com as paredes exteriores. Coloque um tipo qualquer de isolamento — por exemplo, poliestireno expandido — entre os canos e as paredes.

Um sistema de aquecimento central pode congelar se for desligado durante o tempo muito frio. Se a casa ficar desabitada por períodos curtos, deixe o sistema de aquecimento ligado, se possível com os termostatos regulados a uma temperatura baixa.

Antes de longos períodos de ausência, esgote todo o sistema de aquecimento utilizando a válvula de descarga ou a torneira de drenagem da caldeira.

Prenda a válvula de flutuador do depósito de expansão ou interrompa o fornecimento de água ao depósito; caso contrário, este voltará a encher-se enquanto o esvazia. Como alternativa, pode adicionar uma solução especial anticongelante à água do sistema através do depósito de expansão, tomando as necessárias precauções para não contaminar a água para beber, para banhos ou cozinhados.


One Response

  1. Santos Tyago 26 de Março de 2011

Adicionar Comentário