Como fotografar pessoas

  • on 27 de abril de 2011
  • Likes!

Um instantâneo que se tira quando alguém está absorto em determinada actividade e totalmente alheio à máquina fotográfica tem uma espontaneidade que não se obtém de outro modo. Para conseguir o efeito de surpresa, ajuste a abertura da lente, a velocidade do diafragma e o foco com antecedência e depois preste atenção e espere pelo momento indicado.
Este efeito natural é muito mais difícil de conseguir quando alguém está a posar para um retrato. Ao olharem formalmente para uma máquina fotográfica, muitas pessoas ficam constrangidas e tensas, com expressões forçadas. Apresentam-se a seguir algumas sugestões para obter um resultado natural e espontâneo:
• Ponha a pessoa que deseja fotografar à vontade — se possível, fotografe-a em casa dela ou no jardim — talvez sentam-do-a numa cadeira confortável ou encostada a um muro ou uma árvore. Como alternativa, tente fotografá-la noutro ambiente que lhe seja familiar.
• Uma perspectiva a três quartos favorece a maior parte dos rostos. Um perfil lateral acentua a testa, o nariz e o queixo. Uma fotografia tirada de frente disfarça melhor os traços mais pronunciados.
• Evite os retratos de corpo inteiro com a pessoa «em sentido»; quase todas as pessoas se sentem e parecem desconfortáveis quando estão em pé. E melhor deixá-las encostar a qualquer coisa.
• Tire as fotografias de corpo inteiro com a máquina ao nível da cintura da pessoa a fotografar; os primeiros planos e os bustos devem ser tirados com a máquina ao nível dos olhos dos fotografados. Foque os olhos ou a cana do nariz dos seus modelos — se estiverem bem focados, com uma abertura.

Uma pequena da lente (valor elevado de f) conseguirá um rosto bem nítido.
• Quando quiser tirar um retrato for¬mal com a pessoa sentada, e se ela adoptar uma posição incómoda ou uma expressão estudada, peça-lhe para não olhar para a máquina. Carregue no obturador quando a pessoa voltar a olhar para si.
• Os melhores resultados obtém-se a uma distância de 2-3 m. As máquinas fotográficas automáticas e as de foco fixo produzem geralmente resultados pouco nítidos quando fotografam a uma distância inferior a 1.20 m.

Como escolher a melhor maneira de fotografar pessoas :
Sente-se agachado sobre uma perna para fotografar motivos que se encontrem a um nível baixo. Apoie os cotovelos de encontro aos joelhos ou às pernas para evitar que a máquina trema.
Quando fotografar motivos dentro de casa e à luz natural. coloque-os perto de uma janela que receba luz do Sol indirecta.

Fotografia de exterior : À luz do Sol, coloque a pessoa a fotografar numa sombra discreta — sob uma grande árvore com muita folhagem ou à sombra de um edifício.
Para obter contrastes suaves e uma luz uniforme, escolha dias acinzentados e com nuvens. Ou então, nos dias mais ensolarados, tire as fotografias de manhã cedo ou ao fim da tarde.

Iluminação interior: Trabalhe só com luz natural ou só com luz artificial. Não use luz fluorescente, pois é muito intensa, nem misture diferentes tipos de luz.

Se desejar um efeito mais dramático, experimente fotografar com uma luz lateral, que realça a textura da pele e os contornos do rosto. Coloque uma luz ao lado da pessoa que pretende fotografar e talvez uma cartolina branca do outro lado para reflectir a luz e suavizar as sombras.
Para fotografar a um nível muito próximo do solo, deite-se com os pés afastados e os cotovelos apoiados no chão. Se não quiser perturbar o motivo, utilize uma teleobjectiva.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Lazer · Outros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *