Como fixar objectos a paredes sólidas e ocas

As buchas de parede garantir-lhe-ão uma fixação segura à maioria das paredes quando quiser fixar armários e prateleiras.

Existem diversos tipos de buchas, desde os simples tubos de fibra ou plástico até aos mais complicados, no geral com estrias e orelhas, mas todas funcionam segundo os mesmos princípios básicos. A bucha expande-se dentro do furo aberto na parede quando se introduz nela um parafuso.

Quando utilizar buchas, escolha primeiro parafusos de tamanho apropriado — suficientemente compridos para atravessarem o estuque ou os azulejos, chegando à alvenaria que fica por trás — e em seguida as buchas, cujo tamanho deve ser adequado ao dos parafusos.

Escolha agora uma broca própria para o tamanho das buchas. Para furar tijolos ou betão, deve usar um berbequim eléctrico com uma broca de ponta de diamante.

Certifique-se de que o furo na parede é suficientemente profundo. Os azulejos e o estuque não tem resistência para suportarem pesos. Assim, deixe que a broca penetre bem na alvenaria, depois introduza uma bucha em cada furo, martelando-a com cuidado até ficar à face da parede. Introduza os parafusos no objecto que quer fixar e em seguida aparafuse-os às buchas. Às vezes, vale a pena experimentar primeiro o parafuso na bucha, voltar a tirá-lo e aparafusá-lo então já com o objecto a fixar.

Os materiais macios, como a cal c o gesso, têm tendência para se partir à medida que a bucha penetra neles. Nesse caso, utilize uma bucha própria para materiais macios e um berbequim manual ou eléctrico sem percussão.

Quando for necessária uma fixação forte, recorra a uma bucha metálica expansível. Esta tem uma parte em forma de cunha que está encostada ao parafuso e que se expande à medida que a porca é apertada, proporcionando uma fixação muito forte Estas buchas requerem geralmente furos maiores do que os feitos pelas brocas normais.

As buchas metálicas podem apresentar cabeças que terminam num pitão ou numa argola. Fixam-se apertando uma porca junto do pilão ou da argola.

Paredes ocas

Existem elementos de fixação especiais para paredes ocas como tabiques, que não são suficientemente espessos para receberem buchas. Os elementos de fixação têm braços articulados ou batentes que se abrem por gravidade ou se expandem dentro da cavidade e um parafuso que enrosca através deles.

Quando uma parede de tabique fixar qualquer objecto pesado como um armário de cozinha, não confie apenas cm fixadores para paredes ocas. Coloque uma ripa horizontal aparafusada às vigas verticais dentro da parede de modo que o armário se apoie nela. Procure as vigas verticais sondando ou usando um simples instrumento detector de metais, que indica onde existem pregos. Se possível, aplique os parafusos que suportam o armário directamente nas vigas verticais.

Furos irregulares

Quando é difícil abrir um furo perfeito numa superfície maciça, utilize um produto de enchimento em vez de uma bucha. Humedeça com água um pouco de massa e trabalhe-a até ficar como massa de vidraceiro; introduza-a no furo e calque bem. Introduza o parafuso antes de a massa endurecer completamente.


Adicionar Comentário