Como fazer uma resenha crítica

Uma resenha crítica é basicamente uma apresentação de conteúdo de uma obra, acompanhada por uma avaliação crítica pessoal.

Neste tipo de texto são expostos certos detalhes claramente definidos do conteúdo da obra, sendo posteriormente elaborada uma apreciação crítica do conteúdo.

Muito resumidamente, uma resenha crítica consiste numa leitura, resumo e comentário crítico de um certo livro ou texto.

Para elaborar um texto com o objetivo de avaliar, ou seja, uma crítica, é necessário utilizar opiniões de diversos autores da comunidade científica,  em relação às defendidas pelo autor do livro ou texto. Durante a realização da resenha crítica é feita uma comparação com os pontos principais, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.

Para além disso, uma resenha crítica é também uma descrição minuciosa, que tem na sua constituição um certo número de factos,visto ser  também uma apresentação do conteúdo de um livro ou texto. Para fazer uma resenha crítica é necessário ler, resumir, fazer uma crítica e formular um conceito de valor do livro.

 

resenha-critica

 

Uma resenha crítica normalmente é feita por uma pessoa, que para além de possuir conhecimento sobre o assunto, também tem a capacidade de juízo crítico. A escrita de um texto destes também pode ser feita por estudantes, como um exercício de compreensão e crítica.

O objetivo das resenhas críticas é informar ao leitor, de forma objetiva, sobre o assunto que foi abortado no livro ou no texto em questão, evidenciando a contribuição do autor, tal como novas abordagens, novos conhecimentos e novas teorias.

Este tipo de texto visualiza, portanto, uma síntese das ideias fundamentais da obra em questão. O resenhista, pessoa que faz este tipo de texto, deve sempre tentar resumir ao máximo o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados. No entanto, é essencial evitar entrar em pormenores que não são necessários. O autor deve dar alguns elogios e méritos à obra, desde que sejam sinceros e ponderados. Mesmo que o resenhista tenha uma competência na matéria, isso não significa que ele tem o direito de fazer juízo de valor ou estragar o pensamento do autor do texto ou livro.

A estrutura da resenha crítica é a seguinte:

  1.  Referência Bibliográfica, esta deve ter na sua constituição os autores, o título e subtítulo e a imprensa (local da edição, editora e data).
  2. Credenciais do Autor, aqui devem estar todas as informações gerais sobre o autor.
  3. Conhecimento, aqui deve estar um resumo detalhado de todas as ideias principais, deve dizer do que se trata a obra, se possui alguma característica especial, se são necessários conhecimentos prévios para entende-la?
  4. Esta secção subdivide-se em várias etapas, e elas são:
  5. Julgamento da obra: Nesta etapa deve ser respondida e dita como se situa o autor em relação às escolas ou correntes doutrinárias?
  6. Mérito da obra: Qual a contribuição dada?
  7. Estilo: Deve indicar que o estilo é objetivo simples, claro, preciso, coerente? Diga também se o autor utiliza uma linguagem correta.
  8. Forma: Lógica ou sistematizada?

Adicionar Comentário