COMO FAZER UMA RÁDIO ONLINE GRÁTIS

Uma das grandes vantagens que a Internet trouxe às nossas vidas é a facilidade que qualquer pessoa tem, hoje em dia, de se fazer ouvir.

São várias as opções, sendo que fazer uma rádio online grátis é uma das melhores.

Por isso, seguem-se algumas dicas e orientações de como fazer uma rádio online grátis.

Fazer uma rádio online

Para criar e transmitir a sua própria rádio online, você vai precisar dos programas Audacity e Ustream Producer. Vai também precisar de um microfone.

Use um pedaço de espuma como uma pequena parede atrás do microfone, o que vai fazer com que o som não “bata e volte”, evintado assim eco e interferências.

radio-onlineUma boa velocidade de internet também é importante, pois a ligação tem de ter uma boa taxa de upload de pelo menos de 1000 kbps.

Para saber como fazer uma rádio online grátis, não é obrigatória a utilização de um aplicativo para realizar as suas gravações e edições. Ao mesmo tempo, fazer uma transmissão ao vivo é muito mais arriscado e indicado apenas a quem já tem certa experiência no ramo.

Usar o Audacity é fácil. Este programa vem recheado de recursos e, claro, melhor é o ser totalmente gratuito. Primeiro, vá a Editar – Preferências – Dispositivos, mudando o seu microfone para mono. De seguida, na barra principal do programa, aperte no pequeno botão ao lado do microfone e ative o Monitoramento. Poderá agora falar e ajustar o volume da sua voz.

Chegou a altura de gravar. Obviamente que os erros vão acontecer e é por isso que vai utilizar um aplicativo de edição. Use-o para pausar e eliminar as partes que não interessam e substitui-las por outras.

Para adicionar material que já esteja gravado, clique em Ficheiro e Importar. Grave em canais diferentes e o próprio programa em camadas, como se estivesse a editar uma imagem.

Uma vez dado este passo, deverá salvar o projeto e, em seguida, exportá-lo para o formato MP3. Para isso, deverá aceder em Ficheiro e Exportar. Com o seu show pronto, falta apenas colocá-lo no ar. O que o serviço faz é transmitir sons e vídeos através de streaming.

Para fazer uma rádio online grátis, primeiro tem que se cadastrar no site, o que é simples, pois basta apenas confirmar através de email. Depois, vá ao painel e clique em Creat a show. Deverá definir o nome, categoria em que o seu programa se encaixa, tags para que os ouvintes o encontrem através das ferramentas de busca e, mesmo, a imagem que representa a rádio.

Aproveite as ferramentaas do aplicativo, o Ustream Producer. Depois de baixar o aplicativo e o instalar, entre com a mesma conta que você criou no site Ustream.tv.

No site, poderá gerir o seu programa de rádio, adicionando as gravações feitas e editadas anteriormente. Basta arrastar os arquivos para dentro do producer aberto. Para começar a transmitir, basta clicar em Broadcast.

Por fim, neste processo de como fazer uma rádio online grátis, basta divulgar a sua rádio através do link criado, por exemplo, www.ustream.tv/channel/nome-da-sua-rádio.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *