Como fazer uma planta de casas

Para facilitar o processo de projetar uma casa, existem variados programas gratuitos na Internet que  auxiliam a fazer uma planta de casas.

São simples de usar e elaboram plantas profissionais com imagens 3D, tal qual como nas projeções de arquitetos.

Seguem-se algumas sugestões de programas que ajudam a fazer uma planta de casas.

Nossas sugestões

Sweet Home 3D

Um primeiro exemplo de como fazer uma planta de casas é o Sweet Home 3D. O programa conta com um catálogo básico de móveis, separados por divisões e sem muita personalização. Não obstante, o programa exibe uma versão da planta em 3D ao mesmo tempo em que você pode construir a planta em 2D. Assim, poderá visualizar, em tempo real, como é que o seu projeto vai ficar.

O SweetHome 3D cria fotos e vídeos em 3D das divisões e a visualização é quase instantânea, apesar da qualidade visual não ser excelente. Este é um software livre, com versão em português e pode ser usado em termos comerciais.

planta

My virtual home

Tem também o My Virtual Home. Para os que forem mais preguiçosos, este programa vai cair que nem uma luva na altura de planear uma casa. É um programa que só trabalha com modelos prontos de ambientes que já vêm com uma decoração padronizada. Mas, mesmo assim, as paredes e as casas podem ser facilmente personalizados.

Vai ter uma grande variedade para preencher as divisões, pois a coleção de objetos de decoração é muito completa. Mas é um programa que não tira screenshots, ou seja, fotos dos ambientes, nem grava videos. Porém, é um dos mais fáceis e agradáveis de se trabalhar. Todas as plantas deste programa são feitas em 3D, pois não existem versões menos detalhadas.

pCon Planner

Tem, ainda, o pCon Planner, que é um programa muito personalizável. É mais indicado para pessoas que já tem noção de fazer modelos em 3D e planeamento de plantas, pois as ferramentas que usa são mais complexas e podem parecer confusas para um usuário menos experiente.

Aqui, as opções dos objetos de construção e decoração são simples, mas o programa conta com um navegador interno, onde é possível fazer download de modelos prontos de divisões para serem adicionados na sua planta. A tela do programa divide-se em quatro áreas: visualização aérea da planta, das duas laterais e em perspetiva 3D.

IKEA Home Planner

Tem ainda o IKEA Home Planner. Este é outro programa mais avançado de planeamento de plantas, sendo indicado para o uso profissional ou para pessoas que necessitem de calcular medidas e verificar espaços.

Mesmo na versão em 3D, a visualização da planta é muito simples. A principal diferença deste programa é o nível em que podem ser alterados os objetos. Por exemplo, pode trocar a maçaneta de um móvel.

Nesta área de como fazer uma planta de casas, este programa conta com quatro abas principais: planta, planta com exibição de objetos, visualização 3D e cálculo de preço de todos os objetos e móveis da obra, sendo que esta última é mais virada para a loja vistual da IKEA e os preços são baseados no catálogo online.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *