Como fazer um Tanque de guerra

Para fazer este brinquedo que rola, curva e trepa, são necessários um carro de linhas vazio, um fósforo usado, um elástico forte, um toco de vela, uma faca afiada e um pau ou lápis de cerca de 10 cm de comprimento.
Com a faca, faça oito entalhes a intervalos iguais em volta de cada borda do carro de linhas para proporcionar aderência ao tanque quando este rolar. Introduza elástico pelo orifício do carrinho de linhas de modo que as extremidades fiquem penduradas de um e outro lado. Enfie um pau de fósforo (mais pequeno que o diâmetro do carro) numa das extremidades. Puxe a outra extremidade para que o fósforo fique bem encostado ao carro em seguida, prenda o fósforo com fita adesiva.
Corte uma rodela da vela com cerca de 1,5 cm de espessura. Com a ponta de uma tesoura, escave a vela para extrair o pavio e faça um furo que atravesse a rodela de lado a lado. Passe a ponta livre do elástico por esse furo e dê um nó no elástico para prender a vela ao carro.
Puxe o nó para fora e enfie o pau ou lápis no elástico entre o nó e a vela.
Rode a vela firmemente contra a extremidade do carro para a cobrir com uma leve película de cera, que ajudará o brinquedo a deslocar-se com mais facilidade.
Por fim, torça o elástico cerca de 20 vezes, rodando o pau nele enfiado. Coloque o brinquedo no chão: vê-lo-á avançar e trepar por onde quer que encontre aderência — tal como um tanque de guerra verdadeiro!


3 comentários

  1. MAU COM U. 3 de Agosto de 2011
  2. Leo Kuhn 26 de Maio de 2012
  3. Artur Ribeiro 23 de Julho de 2012

Adicionar Comentário