Como fazer um cachecol

Para quem gosta de fazer trabalhos manuais e pretende saber como fazer um cachecol, existe uma maneira que lhe levará apenas 25 minutos.

Segue-se o passo a passo com algumas indicações simples.

Passo a passo

Materiais

Vai precisar de:

  • um novelo de lã de Cisne Big na cor 560 ou 563 (por exemplo)
  • um par de agulhas para tricô Corrente Milward nº20

Como fazer:

cachecol2Comece por colocar um fio de Cisne Big na agulha para tricô e tricote 1,60cm.  Arremate e dê um nó nas pontas, ou pode colocar franjas cortadas com 30cm de comprimento (se dobradas ficarão com 15 cm). Neste caso, siga os pontos: 1 em tricô, depois, dois juntos em tricô, um ponto laço seguido por dois em tricô.

Cachecol em folhinhos

Se, por outro lado, sempre quis saber como fazer um cachecol com folhinhos, vamos então explicar com as cores laranja e branco.

O fio deverá ser em dois tons. Assim, vai precisar de:

  • dois novelos do fio “Geniale” da Schachenmay nomotta (cada um tem cerca de 20 metros)
  • uma agulha 4.25 e de um fio para a base, que deverá ser fino e leve

Para começar o cachecol, saiba que o lado direito do fio é para onde as margens estiverem viradas. Ele enrola no sentido do comprimento para fora. Volte a extremidade para o avesso, dando duas voltas e prenda com um alfinete. Com o fio para a base, faça uma cadeia de 17 pontos, volte e faça um ponto baixo no segundo a partir da agulha e ponto baixo em todas até ao fim.

Em seguida deverá voltar e fazer um ponto baixo no primeiro ponto da volta anterior, mas irá apanhar a dobra do fio, laça, passando esta pelo fio e pela argola do ponto baixo, laça e tire as duas que restaram. Faça duas correntes para subir (o ponto baixo conta como uma). A partir deste momento, tudo deverá ser feito em ponto alto.

Para cada ponto alto, vai apanhar o fio, mas sempre mais à frente. Neste caso, tome como referência o espaço da agulha entre a zona achatada e a ponta. Continue com os pontos altos até ao fim da volta e volte o trabalho. Ao voltar, deverá ter cuidado para que o fio que vem do novelo fique sempre virado do avesso para si.

Faça um ponto baixo no primeiro ponto da volta anterior, para que prenda o fio e mais dois para subir. Na volta, deixe um pouco mais de espaço para o redondo ficar folgado.

Quando terminar o novelo, sobreponha a ponta com a ponta do novo, volte para dentro as extremidades e prenda com um pontinho.

Continue sempre do mesmo modo, sendo que a última volta deve ser feita em ponto baixo e dobrando duas vezes para dentro a extremidade do fio e apanhe tudo junto, tal como no início. Corte o fio e remate.

Siga este passo a passo para saber como fazer um cachecol.


Adicionar Comentário